Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Doença silenciosa

Diabetes: insulina semanal, semaglutida 2,4mg e tirzepatida no horizonte dos pacientes

No próximo dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes


Foto: Pixabay

"O futuro para o tratamento do diabetes é muito promissor. Uma das novidades que já está sendo desenvolvida é a insulina semanal: trata-se de uma insulina basal (secreção constante de insulina que permanece em níveis baixos no sangue o tempo todo) para diabetes do tipo 1 e 2, principalmente o tipo 2. A pessoa com diabetes aplicará a dose de insulina apenas uma vez por semana, e isso vai facilitar imensamente a vida desses pacientes", comenta Dr. Marcio Krakauer, endocrinologista da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP. As insulinas degludeca e glargina, que estão disponíveis atualmente, têm esse mesmo efeito de longa duração, porém o paciente precisa aplicá-las uma vez por dia.

Outra opção medicamentosa importante é a semaglutida 2,4mg. No Brasil a indicação em bula é de 1mg para tratamento do diabetes. Entretanto, estudos voltados para a obesidade concluíram que a dose de 2,4mg aplicada uma vez por semana promove uma perda significativa de peso, na média de 15%, e isso é muito importante para pessoas com obesidade. "Já sabemos que a obesidade é uma doença crônica, multifatorial e um preditivo para o desenvolvimento do diabetes tipo 2", pontua o endocrinologista.

Vale lembrar também da tirzepatida, que não está aprovada ainda no Brasil, mas deve chegar logo, segundo Dr. Krakauer. Esse medicamento, aplicado com uma injeção subcutânea semanalmente, promove a redução de hemoglobina glicada (reduz os níveis de açúcar no sangue) de pacientes com diabetes tipo 2 e, além disso, estudos mostram que ele promove uma perda de peso de até 20%. O laboratório responsável por esse medicamento já submeteu para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a solicitação de seu registro para o tratamento de diabetes tipo 2.

Números do Diabetes (2021):

537 milhões de adultos (20-79 anos) vivem com diabetes - 1 em cada 10.

Este número deverá aumentar para 643 milhões em 2030 e 783 milhões em 2045

Mais de 3 em cada 4 adultos com diabetes vivem em países de baixa e média renda

O diabetes é responsável por 6,7 milhões de mortes - 1 a cada 5 segundos.

O diabetes causa pelo menos US$ 966 bilhões em gastos com saúde – um aumento de 316% nos últimos 15 anos.

541 milhões de adultos têm intolerância à glicose (IGT), o que os coloca em alto risco de diabetes tipo 2.

Na América do Sul, prevê-se que o número de adultos com diabetes aumente para 49 milhões em 2045, um aumento de 50%.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!