Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Será que vai ter?

TSE decide até o final do mês se as eleições serão adiadas

Tribunal já autorizou que a escolha dos candidatos para disputa fosse feita em convenções virtuais

Foto: Elza Fiúza/ABr/Divulgação
Foto: Elza Fiúza/ABr/Divulgação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso declarou em entrevista para a Agência Brasil publicada na manhã deste sábado (06) que até o final do mês será decidido se as eleições municipais, marcadas inicialmente para outubro, terão suas datas alteradas por causa da pandemia do Coronavírus

"A possibilidade de adiamento das eleições é real. Eu penso que ao longo do mês de junho a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano", afirmou Barroso que também é um dos onze ministros Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última quinta-feira, o TSE já havia autorizado de forma unânime que as convenções partidárias, que deverão acontecer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, para que fossem escolhidos os candidatos para a disputa eleitoral acontecessem online. Na ocasião ficou definidos que os partidos terão a liberdade de estabelecer os parâmetros dessas convenções virtuais, no entanto terão que ser seguidas todas as exigências da legislação, além de que sejam garantidas ampla publicidade de todos os filiados aos respectivos partidos.

"No meu modo de ver, negar a adoção desse formato virtual no momento atual seria ignorar a realidade enfrentada no combate à doença. Na seara específica do processo eleitoral, seria inviabilizar essa etapa imprescindível à realização de eleições democráticas e transparentes", declarou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão que também é membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As regras para os envio virtual dos resultados dessas convenções para a Justiça Eleitoral ainda será avaliado nas próximas semanas.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis