Projeto de revitalização do Elevado no Rio Comprido prevê mais benfeitorias para o bairro

Moradores têm se reunido para ajudar e discutir a implantação do Underline Carioca

Foto: Divulgação/Fundação Cesgranrio

Foto: Divulgação/Fundação Cesgranrio

O projeto Underline Carioca idealizado pela Fundação Cesgranrio, que prevê a implantação de um parque urbano sob o Elevado Paulo de Frontin, planeja várias benfeitorias para o bairro. Os moradores da região vêm se reunindo para sugerir ideias e ajudar na implantação do projeto. De acordo com a Fundação Cesgranrio, a 1ª fase do projeto Underline Carioca será implantada no trecho do elevado entre o túnel Rebouças até a altura da Praça Condessa Paulo de Frontin.

Foto: Divulgação/Fundação Cesgranrio

A proposta da parceria público-privada é que seja construída, no local, uma cobertura parcial no canal do Rio Comprido, em estrutura de concreto, acessível através de rampas e escadas, banheiros públicos, uma área com painéis para exposição de projetos socioculturais das comunidades do entorno, nova iluminação, nova pavimentação das calçadas, novos pontos de travessias de pedestres, novos sinais de trânsito, bicicletários, uma pista de skate, 06 quiosques de alimentação, espaços de convivência com bancos e mesas, uma ciclovia, 12 vagas de estacionamento e um novo guarda-corpo para os visitantes.

A prefeitura, por sua vez, ficará responsável pela recuperação da estrutura do elevado, revisão da rede de drenagem do elevado pela nova sinalização para veículos e pedestres, pelas podas das árvores e recuperação das golas, limpeza do canal e recuperação estrutural, quando necessário, alteração no traçado dos retornos, visando a diminuir a retenção no trânsito e ampliando as calçadas nestes locais.

A ideia é que o canal tenha trechos abertos e fechados e com cobertura elevada e grades removíveis em aço que facilitem o escoamento de água e manutenção.

Um grupo de moradores do bairro formou uma comissão que tem feito várias reuniões coletivas uma vez por mês, para avaliar e conversar com a Fundação Cesgranrio e a Prefeitura do Rio sobre ideias para o empreendimento.

Nesta semana, irão ocorrer novas reuniões organizadas pelo grupo na segunda-feira (20) e, na quarta (22), às 19h, na Av. Paulo de Frontin 698, para o fechamento de propostas com sugestões que serão apresentadas aos integrantes da parceria público-privado.


Foto: Divulgação/COLMEIA