As Subprefeituras do Centro e da Grande Tijuca divulgaram, nesta semana, dados sobre todas as atividades realizadas pelas equipes nos 100 dias de gestão. Segundo os Subprefeitos Leonardo Pavão e Wagner Coe, a prioridade nesse período foi o acolhimento às pessoas em situação de rua, a limpeza urbana e a recuperação de espaços públicos. Na região da Grande Tijuca, foram atendidos os bairros do Andaraí, Alto da Boa Vista, Grajaú, Maracanã, Praça da Bandeira, Tijuca e Vila Isabel. Já os do Centro, foram Cidade Nova, Catumbi, Estácio, Rio Comprido, Centro, São Cristóvão, Saúde, Santa Teresa, Caju, Benfica, Lapa e Gamboa.
Ações realizadas pela Subprefeitura da Grande Tijuca:
- Revitalização de mais de 15 praças e o parque Recanto do Trovador, em Vila Isabel;
- Operação "Tapa-buracos" com o fechamento de mais de 2.246 buracos;
- Limpeza de 1.132 ralos, que foram limpos e desobstruídos;
- Podas de 1.843 árvores realizadas;
- Visita a 29 comunidades da região e reuniões com líderes comunitários e presidentes de associações;
- Projeto "Luz Maravilha" com 1.529 lâmpadas foram trocadas e mais de 61 ruas receberam a nova iluminação em LED;
- Acolhimento a pessoas em situação de rua com 2.225 ações, 1.164 pessoas acolhidas e 622 encaminhamentos realizados;
- Sanitização de 4 comunidades da Grande Tijuca;
- Subprefeitura Itinerante em quatro praças com 1.121 solicitações atendidas;
- Projeto "Campo dos Sonhos" com parceria entre a Subprefeitura da Grande Tijuca e o Clube Regatas do Flamengo, que beneficiará milhares de jovens de 8 comunidades da região;
- Ampliação das estações da Bike-Rio, em parceria com o Itaú, para os bairros do Andaraí, Grajaú e Vila Isabel.
Ações realizadas pela Subprefeitura do Centro:
- 31.254 de serviços de varrição em praças e logradouros;
- 1.705.018 m² em serviços de roçada;
- 53.987 m² em serviço de capina;
- 357 limpezas e reposição de papeleiras;
- 17 instalações de papeleiras (lixeiras laranjas de poste);
- 5.082 limpezas de ralos;
- 15.172 operações integradas de limpeza nos corredores principais em comunidades e pontos turísticos;
- 473 serviços de remoção de lixo público;
- 247 serviços de higienização de comunidades;
- Reabertura dos campos da cidade e inauguração do BIOPARQUE;
- Instalação de módulos esportivos;
- Ampliação das estações da Bike-Rio, em parceria com o Itaú, para os bairros do Catumbi e Rio Comprido;
- Plano urbano "Reviver Centro", com o objetivo principal de revitalizar o centro da cidade para estimular a recuperação social, econômica e urbanística do local,
- Projeto "Subcentro Empregabilidade", programa de inserção ou reinserção ao mercado de trabalho;
- Projeto "SubCentro no Seu Bairro e GEL (Gestão Executiva Local) na Sua Porta", com o objetivo de aproximar ainda mais a gestão pública da comunidade e conhecer as demandas de cada localidade;
- Visitas às vilas olímpicas da Mangueira, Mané Garrincha, Gamboa, CIAD e Parque Machado de Assis para avaliar as condições dos espaços;
- Visita a comunidades da região e reuniões com líderes comunitários e presidentes de associações;
- Apoio aos trabalhadores ambulantes do Centro;
- Apoio ao Movimento "Unidos pelo Distanciamento", uma iniciativa da marca Dimona para apoiar os blocos de carnaval.