Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Ano difícil

Retrospectiva 2020: o ano que mudou o mundo (e que jamais esqueceremos)

Portal Grande Tijuca faz balanço do que aconteceu neste ano tão difícil

Foto: Montagem Rodrigo Rebechi
Foto: Montagem Rodrigo Rebechi

E chegamos ao fim de 2020. Um ano difícil, inimaginável, dominado por um vírus silencioso, letal e que mudou toda a rotina de brasileiros e milhões de pessoas ao redor do mundo. O número de casos e mortos por Covid-19 é gigantesco (ainda hoje, reportgem final sobre os casos na Grande Tijuca, Rio e no país). Tivemos isolamento social, morte de entes queridos, empresas quebradas...foi realmente um ano difícil.

Vamos conferir as principais notícias, boas ou ruins, que aconteceram neste ano que, com ceeteza, jamais esqueceremos

Janeiro

2020 começou quente. Um bombardeio americano ao aeroporto de Bagdá, no dia 2 de janeiro, matou Qassem Soleimani, um dos homens mais poderosos do Irã. O Pentágono confirmou que o ataque foi executado por ordem do presidente Donald Trump e culpou Soleimani por mortes de americanos no Oriente Médio.

Já a Cedae começou o ano com está terminando: em crise hídrica. Em janeiro, moradores de diversos bairros do Rio de Janeiro começaram a reclamar da qualidade da água que saía da torneira, que apresentava gosto e cheiro ruins. A tal da geosmina. Isso provocou a concessionária aplicar carvão ativado em seus reservatórios.

O ex-jogador de basquete e ídolo norte-americano Kobe Bryant morreu em um acidente de helicóptero na cidade de Calabasas, na Califórnia. Nove pessoas estavam a bordo, incluindo sua filha de 13 anos, Gianna. Ninguém sobreviveu ao acidente. O ídolo do Los Angeles Lakers tinha 41 anos.

Durante coletiva, no dia 30, a Organização Mundial da Saúde declarou que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Mais de 200 pessoas morreram na China. N o mundo, os casos confirmados passavam de 9,8 mil. (isso lá atrás, quando era apenas um alerta). O número de pessoas contaminadas já passava o do surto de SARS de 2003.

Fevereiro

"Parasita" é o primeiro filme não falado em inglês a faturar o Oscar de melhor filme. Filme leva quatro estatuetas em Hollywood.

Morreu, em São Paulo, o cineasta José Mojica Marins, mais conhecido pelo principal personagem criado por ele, o Zé do Caixão. Ele tinha 83 anos, e estava internado em um hospital na capital paulista, onde se tratava de uma broncopneumonia.

A Unidos do Viradouro, com enredo sobre a água, leva o título de campeã do Carnaval 2020.

Março

Rio de Janeiro havia confirmado o primeiro caso do novo coronavírus no estado. Uma mulher de 27 anos, moradora no município de Barra Mansa, sul fluminense, que viajou pela Europa

No dia 19, governo confirmou primeira morte pela Covid-19 no Rio. A vítima é uma empregada doméstica de 63 anos que tinha diabete e hipertensão. Ela teve contato com a patroa, que esteve na Itália e estava com a doença.

No final de março, o Comitê Olímpico Internacional adiou para 2021 as Olimpíadas que seriam realizadas no meio do ano em Tóquio.

Abril

O ex-ministro da defesa, Sérgio Moro, pede exoneração do cargo, alegando interferências do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Morre o cantor e compositor (e Novo Baiano) Moraes Moreira

Maio

Nasce no dia 01 de maio o portal Grande Tijuca, trazendo um novo modelo de jornalismo, focando na região da Grande Tijuca e inserindo no cotidiano dos leitores e moradores dos bairros abrangentes o que acontece perto dele.

Morre asfixiado, por policiais brancos, George Floyd que, por ser negro, virou símbolo do movimento "Black Lives Matter" (Vidas negras importam), que gerou manifestações em diversas cidades dos EUA.

Em maio, o Governo do Estado entregou à população o hospital de campanha do Maracanã. Meses depois, seria desativado.

No dia 30, no meio da proibição de aglomerações e em um dos auges da pandemia, a médica Ticyanna D´Azambuja foi agredida por causa de uma festa intitulada "Festa do Covid" no Grajaú. Ela, médica da linha de frente durante a pandemia, foi reclamar da aglomeração e foi agredida, tendo lesões no joelho. Meses depois, os acusados pagarão multa e ainda podem ser punidos pela Justiça.

Junho

Alerj aprova um dos processos apresentados de impeachment de Witzel, por irregularidades na Saúde, incluindo desvio de dinheiro e licitações superfaturadas

Em junho também, o prefeito Marcelo Crivella afirmou que "o Rio está preparado para uma possível segunda onda do Covid-19" (legenda com vocês)

Julho

No dia 04, publicamos reportagem que "celebra" os 15 anos de abandono do Carrefour da Tijuca. Na ocasião, obtivemos imagens do estado de abandono do local. Há muita especulação do que poderia ser aproveitado o espaço, mas sem definições

O Flamengo venceu o campeonato carioca, ao derrotar o Fluminense por 1 a 0. Foi o campeonato dos estádios vazios, o que seria prerrogativa para os demais campeonatos que se realizaram depois, inclusive o Brasileiro, por conta da pandemia de Covid-19.

Governo do Estado anunciou o fim do hospital de campanha do Maracanã. A unidade, que seria o principal equipamento público para atendimento de pacientes de Covid-19, durou apenas dois meses. E hoje, há falta de leitos, inclusive, na rede pública de saúde.

E pasmem...o seriado Chaves, que foi transmitido pelo SBT desde os anos 80, deixou de ser exibido por falta de acordo entre o canal brasileiro e a Televisa mexicana. 2020 tá puxado mesmo...

Agosto

Exibimos reportagens sobre furtos de bicicletas em edifícios na Grande Tijuca. Além de bicicletas, também eram furtados portões, grades, tampas de bueiros, fios de internet e telefone e demais itens que pudessem ser vendidos em ferros-velhos. Também mostramos a Polícia Militar prender alguns desses "gatunos".

Após troca de tiros durante invasão de facção rival no Complexo da Mineira, no Rio Comprido, traficantes invadem prédio e fazem moradores de reféns. A guerra entre criminosos durou 24 horas. Também mostramos reportagem que um dos reféns negociou com bandidos a libertação dos reféns durante a ação criminosa.

Tradicional bar de rock da cidade do Rio, o Calabouço anunciou no final de agosto encerramento das atividades por causa da crise instaurada pela pandemia de Covid-19. Ao longo da pandemia, outros estabelecimentos fecharam portas na região.

Astro de Pantera Negra, Chadwick Boseman morre de câncer aos 42 anos

O governador Wilson Witzel teve gestão suspensa pelo Superior Tribunal Federal. Witzel é acusado de fazer parte de um esquema que desviou milhões de reais da saúde. Um processo de impeachment foi instaurado tempos depois.

Setembro

Apesar da crise econômica que milhares de comerciantes sofreram devido a pandemia de Covid-19, há quem celebre 2020, que já é o melhor ano histórico para o e-commerce no Brasil.

O portal Grande Tijuca, exercendo a democracia e auxiliando os eleitores a escolher seu candidato a prefeito do Rio, começou a exibir entrevistas com todos os prefeitáveis. Apenas três não realizaram entrevistas: Marcelo Crivella, Renata Souza e Martha Rocha

A LIESA cancelou o desfile de Carnaval que seria em fevereiro. Posteriormente, ficou definido que a festa carioca será realizada em julho.

Outubro

Começou o cadastro de chaves para transações PIX entre contas. PIX é uma ação onde não há cobrança de taxas, as transações são imediatas e beneficiará, principalmente, pequenos comerciantes. Entrou em vigor em novembro.

O Carnaval de rua do Rio foi transferido para 2022

Novembro

Tom Veiga, o intérprete do personagem "Louro José" dos programas da apresentadora Ana Maria Braga, é encontrado morto em casa, na Barra.

Joe Biden derrota Donald Trump e é eleito presidente dos Estados Unidos

Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio. Será sua terceira passagem no cargo. Ele derrotou o atual prefeito Marcelo Crivella. No Legislativo, Tarcísio Motta foi o mais votado.

Morre o ídolo argentino Diego Maradona, gerando comoção mundial.

A Elevatória do Lameirão tem problemas e boa parte da população carioca, incluindo a Grande Tijuca, sofre com falta de água. Abastecimento normaliza somente em dezembro.

Dezembro

Morreram, vítimas de Covid-19, Paulinho (vocalista do Roupa Nova), Nicette Bruno (atriz). Outras personalidades, ao longo do ano, nos deixaram também por causa da doença, como o senador Arolde de Oliveira, Ubirany (fundador do grupo Fundo de Quintal), Aldir Blanc

Prefeitura cancela Reveillon de Copacabana.

STF decide que vacinação contra covid-19 poderá ser obrigatória. Bolsonaro diz que não.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis