Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Respeito e informação

MPF recomenda medidas humanizadas ao Hospital Federal do Andaraí

O órgão cobrou atenção e informação adequada aos familiares dos pacientes com Covid-19


Imagem: Google Maps

Nesta segunda-feira (18), o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao diretor-geral do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, Fábio de Andrade Bastos, que a unidade adotasse medidas para garantir a humanização no atendimento dos pacientes com covid-19 e também aos seus familiares. A medida ainda prevê a atenção especial em relação às informações sobre o estado de saúde das pessoas internadas.

De acordo com o MPF, a recomendação pede que o hospital elabore um fluxo eficaz de comunicação, com equipes multidisciplinares que possam garantir a comunicação entre os pacientes e os familiares, bem como a troca de informação com regularidade. Os dados poderão ser repassados por telefone, mensagem ou email e devem abordar o estado de saúde dos doentes, evitando riscos de contaminação e disseminação da pandemia.

Ainda segundo o órgão, as informações poderão se dar por canal de telefone, nos moldes do 136 do Ministério da Saúde. Desse modo, o hospital também deverá divulgar amplamente em sua página na internet os principais canais de contato, permitindo que os familiares tenham acesso aos números e formas de comunicação que serão disponibilizadas por essa unidade.

Vale ressaltar que a recomendação do MPF aconteceu depois do recebimento de uma representação que noticiava o caso de um paciente idoso e com deficiência internado no Hospital Federal do Andaraí. Em 20 de abril, o MPF enviou ofício à direção da unidade de saúde pedindo informações sobre o caso e solicitando adoção de medidas para assegurar a devida informação à mãe do paciente, também idosa, e a garantir tratamento humanizado, conceito no qual se insere o direito do paciente à possibilidade de comunicação com familiares.

Em um trecho da recomendação dos procuradores federais, os promotores destacaram algumas falhas e a importância da comunicação para amenizar os impactos da pandemia na vida dos infectados.

"Destaca-se que a ocorrência relata impossibilidade de contato eficaz com a unidade federal de saúde pelos meios possíveis, passando dias sem receber informações sobre o estado de saúde do paciente, o que causa profundo temor e angústia naqueles que estão com entes familiares internados, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva, e não possuem forma de contato eficaz e tempestiva. Embora se reconheça que os recursos são escassos, ainda assim, o trabalho de humanização e acolhimento dessas pessoas é fundamental no enfrentamento da covid-19, em especial porque muitas irão ignorar a suspensão de visitas e acompanhantes e se colocarão em risco para obter informações, tendo em vista a ausência de informações"
, disse parte do texto.

Diante da medida, o Hospital do Andaraí vai ter cinco dias para responder à recomendação. É importante destacar que o MPF também enviou ofício aos demais hospitais federais do Rio de Janeiro requisitando informações sobre as medidas adotadas para garantir a humanização no atendimento aos pacientes e familiares no contexto da pandemia de covid-19. Entre as unidades estão os hospitais federais de Ipanema, da Lagoa, de Bonsucesso, dos Servidores do Estado, Cardoso Fontes, Instituto Nacional do Câncer, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e Instituto Nacional de Cardiologia.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!