Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Novo CAP-UERJ

CAP-UERJ irá para nova sede em 2021 no Rio Comprido

ALERJ realizou repasse para a desapropriação do antigo Instituto Padre Carrescia

Foto: Divulgação/Governo do Estado
Foto: Divulgação/Governo do Estado

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o Governo do Estado celebraram, nesta quinta (17), um decreto repassando cerca de R$ 26 milhões para a aquisição do imóvel do antigo Instituto Padre Leonardo Carrescia para ser a nova sede do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ). A assinatura do termo foi feita em plenário com a participação do presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), do governador em exercício, Cláudio Castro, do reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ricardo Lodi, do secretário de Estado Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho, e outros membros do poder legislativo.

"A nova sede é uma antiga reivindicação da comunidade capiana, que merece ocupar um espaço à altura de suas tradições. É muito importante que o colégio esteja instalado num ambiente pensado para isso, com uma estrutura que permita o desenvolvimento de todo o potencial e talentos de alunos, professores e funcionários. Para essa desapropriação, a Alerj destinou ao Estado cerca de R$ 26 milhões", disse o presidente da ALERJ.

"Quero agradecer à Alerj e todos os demais atores em nome de toda comunidade acadêmica. Isso vai proporcionar um espaço adequado para duas mil crianças desenvolverem sua educação no mesmo padrão que a Uerj consolidou ao longo dos anos", disse o reitor da Uerj, Ricardo Lodi.

O Instituto Padre Leonardo Carrescia era um tradicional colégio da Grande Tijuca e fechou no fim de 2019, depois de 73 anos de existência, em virtude da diminuição gradual no número de alunos na instituição. A comunidade escolar do CAP-UERJ já vinha solicitando, há cerca de 20 anos, um novo espaço, já que o atual possui muitos problemas de infraestrutura, e o prédio era de um antigo hospital que foi adaptado para receber a escola.

A previsão é que assim que for concretizado o negócio no início de 2021 o CAP-UERJ ocupe o imóvel, após uma pequena reforma a ser realizada.

UERJ desalojou uma escola e uma clínica da família para colocar o CAP-UERJ em Vila Isabel

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro chegou a cogitar levar o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ) para dois imóveis no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel. A reitoria solicitou, em 2016, a reintegração de posse do terreno, onde ficavam a Escola Municipal República Argentina e a Clínica da Família Pedro Ernesto, que tiveram que desocupar o imóvel. A Escola Municipal República Argentina, construída no local, em 1935, pelo educador Anísio Teixeira, teve de deixar o prédio que ocupava desde a sua fundação em janeiro desse ano. Já a Clínica da Família Pedro Ernesto, que funcionava no antigo Hospital de Psiquiatria e Gerontologia Miguel Pedro, teve que deixar o espaço em maio.

O problema envolvendo a posse dos imóveis com a UERJ teve início em 1962, quando o ex-governador, Carlos Lacerda, transferiu o terreno onde fica o Hospital Pedro Ernesto, o Colégio Estadual João Alfredo, a Clínica da Família Pedro Ernesto e a Escola Municipal República Argentina para a universidade. O Hospital Pedro Ernesto foi incorporado à UERJ em dezembro de 1961, mas, durante a transferência do terreno, a comissão de bens patrimoniais formada para fazer a delimitação da área não desmembrou os imóveis da área, que seria cedida à universidade.

Hoje os dois imóveis que foram desocupados para dar espaço ao CAP-UERJ estão vazios e o terreno de um deles é utilizado como estacionamento da universidade.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis