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Por João Alberto

POSTURA DE ATENDIMENTO SEGURO

Por João Alberto

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A maioria dos problemas de segurança ocorrem precedidos da falta de postura ou rotina administrativa. Desconhecimento de como proceder, desleixo no atendimento, falta de treinamento adequado ou até sabotagem fazem parte das falhas que dão causa aos sinistros dentro dos condomínios.

Por esse motivo, elencamos algumas recomendações que porteiros devem seguir no atendimento seguro a moradores, visitantes e entregadores:

1. Não demore a atender o interfone, pode ser uma urgência;

2. Fale bom dia/tarde/noite e seu nome. Não atenda com alô;

3. Deixe a pessoa falar, não interrompa ou fale junto com o interlocutor;

4. Fale de forma técnica (sem gírias ou palavras chulas) e seja firme porém simpático mesmo que a pessoa esteja nervosa ou for mais ríspida. Se for algo muito agressivo, após o contato, anote no Livro de Ocorrências/Sistema e dê conhecimento ao Síndico;

5. Jamais perca a calma! Você é o profissional treinado para essa função;

6. Não use o telefone ou ramal do condomínio para conversas particulares ou amenidades com outros funcionários;

7. Evite prolongar conversas. Caso seja um assunto que você não possa resolver, informe que repassará a quem compete a solução;

8. Registre toda a rotina de seu plantão no Livro ou Sistema interno;

9. Cuidado com os "distraidores" tais como: rede social, WhatsApp ou TV;

10. Nunca comente sobre a rotina de morador com qualquer pessoa;

11. Somente libere acesso com autorização do morador;

12. Permaneça no seu posto de trabalho. Não fique próximo a grade da rua ou em área externa;

13. Por fim, lembre-se que o Condomínio é seu local de trabalho.

O segredo da segurança está nos procedimentos básicos, aliado a tecnologia e capacitação.

JOÃO ALBERTO

Consultor de Segurança

J A Consultoria de Segurança e Treinamento


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