Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde animal

Prefeitura retoma o agendamento para a castração de cães e gatos

IplanRio trabalha em aplicativo onde pessoas poderão fazer agendamento online

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, retomou, nesta quarta (12), o agendamento para a castração de cães e gatos nas unidades de atendimento veterinário da pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para agilizar o serviço suspenso desde março por conta da pandemia da Covid-19, a marcação das cirurgias para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV) será feita, neste primeiro momento, pelos e-mails [email protected], para até três castrações por CPF.

A Vigilância Sanitária também trabalha no desenvolvimento de um sistema com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio) para que, em breve, o agendamento seja feito totalmente on-line. Entre outras medidas adotadas para atender a grande demanda do serviço e evitar aglomeração, as cirurgias voltam a ser realizadas durante todo o dia, das 8h às 17h, de segunda a sábado, dia exclusivo para a castração de gatos, com limite de 70 felinos. E mais: com direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA).

"A castração é uma importante ação de política pública de saúde animal e de toda a coletividade. Previne a multiplicação sem controle dos animais, demonstra a posse responsável e evita a transmissão de doenças e maus-tratos e abandono, crimes com sanções previstas no novo Código de Defesa de Animais do município. Retomamos o agendamento a todo o vapor, agora com marcação por e-mail para evitarmos a aglomeração. Vamos com toda a segurança e facilitando o acesso à população, com direito à chipagem e o cadastro no RGA, que permite, por exemplo, a localização dos pets que se perdem de seus donos", afirma a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.

Como a cidade vive ainda um momento de pandemia, os demais serviços das unidades de zoonoses da Vigilância continuam reduzidos, atendendo ao Decreto Rio 47.246 que estabelece medidas de enfrentamento à Covid-19. Em condições normais, o IJV faz até 2.500 castrações por mês, recebendo mais de 500 usuários por dia. A Vigilância Sanitária reforça que, também por precaução, os portões das duas unidades são mantidos fechados, com entrada controlada e restrita a menores de 12 anos.

Centro de Imagem - No processo de ampliação dos serviços veterinários, as duas unidades ganharam esta semana equipamentos de ultrassografia, ecocardiograma e Raio-x digital, para dianósticos por imagem.

O que está funcionando no IJV

Clínica Médica

- O IJV faz consultas diariamente, a partir da distribuição de 30 senhas.

Clínica de Esporotricose

- O tratamento da esporotricose (zoonose transmitida ao homem por animais, principalmente gatos) é feito com 25 senhas por turno no IJV.

- No primeiro atendimento, é possível atender até cinco animais por CPF em cada uma das unidades. A medida é uma forma de facilitar o acesso a este importante serviço.

Atendimento 1746

- A Vigilância Sanitária mantém os serviços de remoção de cavalos e outros animais de grande e médio portes de vias públicas, assim como as carcaças de morcegos, macacos e micos.

- O atendimento a animais agressores e investigações caninas para leishmaniose são avaliados caso a caso.

Endereços

O Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), funciona na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.020, em São Cristívão, no Complexo Zona Norte da Vigilância.

Fonte: Prefeitura do Rio

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis