
A Páscoa está chegando e é hora de preparar as compras para o feriado. Pescados e bacalhau são pratos típicos da Sexta-feira da Paixão, mas devem ser escolhidos com atenção, assim como os tradicionais ovos de chocolate para o domingo de Páscoa. O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária alerta sobre os cuidados ao comprar os principais itens dessa época.
Bacalhau: preste atenção na aparência do produto, verificando se tem manchas avermelhadas e pontos pretos, que indicam a presença de bactérias e/ou fungos. O sal deve ser grosso, pois o fino é proibido.
Atenção: vários peixes são comercializados como bacalhau, mas não pertencem à espécie. Muitos são vendidos a preços muito baixos e com espessura fina, como Porto ou Porto Mohua, e o Portinho ou Codinho.
Peixe fresco: observe a aparência e a textura. Os olhos têm que ocupar toda a órbita, com as guelras avermelhadas, as escamas com aderência e a textura firme.
Carnes vermelhas: para os churrascos no Sábado de Aleluia, a orientação é verificar a cor, a textura e o odor, assim como a data de validade.
Ovos de chocolate: devem estar armazenados e expostos em local fresco e arejado, sem umidade, longe de produtos de limpeza ou com intenso odor. Devem conter informação obrigatória da presença (ou não) de glúten, lactose e demais ingredientes alergênicos.