
Criminosos que fingiam ser vendedores de uvas aplicaram o golpe da troca do cartão na última quinta (06), em uma vítima no Maracanã. Segundo a vítima, os criminosos estavam com um carrinho vendendo uvas na rua Professor Gabizo próximo a rua Morais e Silva onde estava ocorrendo uma feira livre.
A mulher comprou as uvas e ao passar o cartão na máquina falsa o cartão mesmo não passou. Os criminosos então passaram o cartão em outra máquina e trocaram o cartão da vítima.
"Só percebi que trocaram meu cartão quando recebi no meu celular a mensagem de duas compras no valor de R$ 3999,00 e outra de R$4999,00 em uma loja de eletrodomésticos. Fui olhar o cartão que estava comigo e estava no nome de outra pessoa Eles inclusive tinham um sotaque de outro estado", disse a vítima.
Estelionatários de outros estados do Brasil tem vindo ao estado do Rio de Janeiro para aplicar esse formato de golpe.
De acordo com Adriano Volpini diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, é necessário ter muito cuidado ao fazer transações utilizando a senha
"É fundamental não deixar as pessoas verem o que você está digitando. Tem gente especializada em memorizar rapidamente. Se te falarem que o visor está quebrado ou que não está saindo o comprovante, pode desconfiar. Ele pode passar um valor diferente, que você não consegue saber qual é, e você vai digitar a senha acreditando que está pagando determinado valor, mas será outro. O chip é uma tecnologia bastante segura. Então, se o golpista não tiver acesso ao cartão e à senha, ele não vai conseguir transacionar ", explica o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini. "
O crime foi registrado na 18ª DP (Praça da Bandeira) que investiga o caso