
Verão do Rio de Janeiro. Nos últimos dias, temperaturas ultrapassando os 35ºC. E moradores da Rua Goulart e adjacências, na Tijuca, sofrendo com a falta de abastecimento de água. Segundo os moradores, desde o primeiro dia de 2025 mais de 100 famílias estão com esse problema, mas que os últimos 15 dias são de ausência total de água.
Dezenas de protocolos foram abertos por vários moradores. A eles, a concessionária Águas do Rio falou que o problema seria de "um suposto vazamento entre a entrada de uma das vilas afetadas para dentro e que a pressão do lado de fora está maior do que está chegando nas casas". Mas há desconfiança dos moradores que o problema começou após um condomínio novo de dois prédios ter sido lançado.
"Estamos pensando em fazer uma ação coletiva contra a concessionária. Até para que possamos ter nossa dignidade de volta. Estamos sem água para beber, tomar banho, para nada. Água não é luxo, é uma necessidade. Estamos gastando com caminhões-pipa, onde conseguimos ajudar outros vizinhos que estão com esse problema", revoltou-se o morador Diogo Ramos.
O presidente da Associação de Moradores do Morro do Salgueiro, Waltinho, também está mobilizando ajuda.
"Estamos sofrendo junto com os moradores. Entrei em contato com a Águas do Rio para fazer uma inspeção na rede. Sempre tivemos vila de casa, e ali construíram esse condomínio e acho que não fizeram o estudo de impacto para esta construção. E mesmo com nosso pedido, a Águas do Rio nem se manifestou, nem respondeu nossa solicitação", relatou.
Procuramos a Águas do Rio e questionamos o que está ocorrendo, o motivo da demora da solução do problema e prazo para resolver. Em nota, limitou-se a informar que enviará equipes ao local para verificação pontual.