
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Semesqv), lançou o Programa Empregabilidade, que oferece diversas oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com 50 anos ou mais. Os contratados receberão salários a partir de R$ 1.512, além de benefícios como vale-transporte e alimentação no local.
Com o objetivo de promover inclusão no mercado de trabalho e valorizar a experiência profissional desse público, o programa disponibiliza vagas para as funções de auxiliar de serviços gerais, repositor, auxiliar de cozinha, estoquista, atendente de padaria e fiscal de loja. O primeiro a realizar o cadastro foi Carlos Assumpção Tavares, 63 anos, que destacou a importância da iniciativa.
"Ainda tenho muita disposição para trabalhar. Estou muito confiante e esperançoso. Com o salário, pretendo ajudar minha neta", afirmou.
Segundo o secretário Felipe Michel, o projeto busca combater o preconceito etário no mercado de trabalho.
"O mercado de trabalho é muito cruel com quem atinge 50 anos ou mais, e essas pessoas têm muito o que contribuir com sua experiência. Queremos fazer o meio-campo entre elas e as empresas que estão dispostas a contar com essa mão de obra", disse o secretário.
Os interessados devem comparecer pessoalmente à sede da Prefeitura, localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 455 - sala 1017, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, para realizar o cadastro.