Um dia depois do intenso tiroteio que aterrorizou, mais uma vez, moradores de Vila Isabel e adjacências, devido a guerra entre facções rivais pelo controle do Morro dos Macacos, a pergunta que é feita nas redes sociais é: o que o Governo do Estado planeja para estabilizar o terreno e devolver a tranquilidade para os moradores?
Nas redes sociais, muitos criticam o governador Cláudio Castro por não ter ainda se pronunciado sobre a guerra no Morro dos Macacos.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Polícia Militar informa que na noite de domingo (05) policiais militares da UPP Macacos e da UPP São João reforçaram o policiamento no entorno das comunidades após ouvirem disparos no interior da comunidade dos Macacos. Policiais do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) também reforçam a área da UPP.
O comandante do batalhão da Tijuca, coronel Luciano Cunha, garantiu policiamento no entorno da comunidade.
"Acabei de conversar pessoalmente com o Secretário da PM, nós do Batalhão não atuamos na comunidade, pois ali é área da UPP, mas temos reforçado o entorno. Ontem (domingo) o Bope foi acionado e vai continuar sendo. Secretário Cel Menezes me garantiu que vai reforçar tanto os Macacos, quanto o São João e outras comunidades que influenciam nessa guerra, o setor de inteligência está monitorando isso! A PMERJ não está e nunca estará alheia aos problemas enfrentados pela sociedade", ressaltou.
Procuramos também a assessoria do Governo do Estado, questionando sobre cobranças feitas ao governador Cláudio Castro e se haveria planejamento ou ordenamento para uma maior ocupação das duas comunidades, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.