Na próxima segunda (02) será celebrado o Dia Nacional do Samba, e para comemorar a praça Barão de Drummond receberá o evento "O SAMBA PEDE PAZ!". Vila Isabel foi escolhida por ser berço de tantos nomes do samba e ícone da cultura boêmia carioca, e será palco de uma grande celebração ao ritmo mais brasileiro de todos: o samba, gênero genuinamente brasileiro!
Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, as Rodas de Samba do Barão e Canta Canta, Minha Gente se unem em um evento especial que promete resgatar o espírito alegre e acolhedor do bairro, tão presente na memória dos cariocas.
O evento será uma grande confraternização de sambistas que moram ou frequentam os bairros boêmios do Rio de Janeiro e terá como convidados especiais músicos e compositores de diferentes regiões da cidade. Unidos pelo amor ao samba e pela resistência cultural, os artistas revezarão em apresentações ao longo do dia, trazendo o melhor do samba carioca para Vila Isabel.
Além de exaltar o samba, o evento carrega uma mensagem importante: um pedido de paz. Nos últimos meses, Vila Isabel vem sofrendo com o aumento da violência, e a comunidade sambista se mobiliza para, através da música, promover a harmonia e a união entre os moradores e frequentadores do bairro. Com muita música e mensagens de paz e esperança.
"Nosso bairro é tão famoso por sua boemia e por suas calçadas musicais, mais uma vez terá o samba como um agente transformador social. O samba é o carro chefe de Vila Isabel e num momento delicado como esse nada mais propício que o samba peça paz nessa praça tão famosa por sua alegria e convívio familiar. E não por acaso a partitura que se encontra na praça servirá de hino para esse momento. Vamos renascer das cinzas, plantar de novo o arvoredo", declarou em ritmo de poesia Raoni Ventapane - cantor e compositor.
O Dia Nacional do Samba em Vila Isabel promete ser uma celebração inesquecível, que reforça o poder da cultura e da coletividade em momentos de adversidade. Uma ótima oportunidade para vivenciar essa data representativa, onde o samba será mais do que ritmo: será uma voz pela paz.
O evento faz parte da programação de encerramento do Projeto Didáticas Urbanas das Matrizes do Samba, realizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e conta com o apoio das Associações de Moradores e Comerciantes de Vila Isabel, Rede Carioca de Roda de Samba, Associação Carnavalesca de Blocos e Bandas Folia Carioca, Carnafolia, Berço do Samba e diversos grupos culturais territoriais.
"No dia 2 de dezembro, celebramos o Dia Nacional do Samba e convocamos toda a sociedade civil para somar na construção de uma cultura permanente de paz. Convocamos todos os sambistas de Vila Isabel e adjacências para estarem conosco juntos, saudando nossa majestade e clamando por uma cultura permanente de paz no bairro de Noel e Martinho da Vila". ressalta Marcelo Santos, do CEAP.
Serviço
Data: 2 de dezembro - segunda
Local: Praça Barão de Drummond - Vila Isabel
Horário: 16h às 22h
Aberto ao público