Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

O samba pede paz

No Dia Nacional do Samba, Vila Isabel recebe roda de samba gratuita nesta segunda (02)

Berço do ritmo mais popular do país, bairro terá celebração na praça Barão de Drummond

Imagem de destaque da notícia

Na próxima segunda (02) será celebrado o Dia Nacional do Samba, e para comemorar a praça Barão de Drummond receberá o evento "O SAMBA PEDE PAZ!". Vila Isabel foi escolhida por ser berço de tantos nomes do samba e ícone da cultura boêmia carioca, e será palco de uma grande celebração ao ritmo mais brasileiro de todos: o samba, gênero genuinamente brasileiro!

Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, as Rodas de Samba do Barão e Canta Canta, Minha Gente se unem em um evento especial que promete resgatar o espírito alegre e acolhedor do bairro, tão presente na memória dos cariocas.

O evento será uma grande confraternização de sambistas que moram ou frequentam os bairros boêmios do Rio de Janeiro e terá como convidados especiais músicos e compositores de diferentes regiões da cidade. Unidos pelo amor ao samba e pela resistência cultural, os artistas revezarão em apresentações ao longo do dia, trazendo o melhor do samba carioca para Vila Isabel.

Além de exaltar o samba, o evento carrega uma mensagem importante: um pedido de paz. Nos últimos meses, Vila Isabel vem sofrendo com o aumento da violência, e a comunidade sambista se mobiliza para, através da música, promover a harmonia e a união entre os moradores e frequentadores do bairro. Com muita música e mensagens de paz e esperança.

"Nosso bairro é tão famoso por sua boemia e por suas calçadas musicais, mais uma vez terá o samba como um agente transformador social. O samba é o carro chefe de Vila Isabel e num momento delicado como esse nada mais propício que o samba peça paz nessa praça tão famosa por sua alegria e convívio familiar. E não por acaso a partitura que se encontra na praça servirá de hino para esse momento. Vamos renascer das cinzas, plantar de novo o arvoredo", declarou em ritmo de poesia Raoni Ventapane - cantor e compositor.

O Dia Nacional do Samba em Vila Isabel promete ser uma celebração inesquecível, que reforça o poder da cultura e da coletividade em momentos de adversidade. Uma ótima oportunidade para vivenciar essa data representativa, onde o samba será mais do que ritmo: será uma voz pela paz.

O evento faz parte da programação de encerramento do Projeto Didáticas Urbanas das Matrizes do Samba, realizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e conta com o apoio das Associações de Moradores e Comerciantes de Vila Isabel, Rede Carioca de Roda de Samba, Associação Carnavalesca de Blocos e Bandas Folia Carioca, Carnafolia, Berço do Samba e diversos grupos culturais territoriais.

"No dia 2 de dezembro, celebramos o Dia Nacional do Samba e convocamos toda a sociedade civil para somar na construção de uma cultura permanente de paz. Convocamos todos os sambistas de Vila Isabel e adjacências para estarem conosco juntos, saudando nossa majestade e clamando por uma cultura permanente de paz no bairro de Noel e Martinho da Vila". ressalta Marcelo Santos, do CEAP.

Serviço

Data: 2 de dezembro - segunda

Local: Praça Barão de Drummond - Vila Isabel

Horário: 16h às 22h

Aberto ao público

 

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis