Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) realizaram uma operação nos morros do São Carlos e da Mineira, Região Central do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27), e prenderam uma mulher que integra o Terceiro Comando Puro (TCP). A ação foi em apoio ao Ministério Público de Minas Gerais. A criminosa foi localizada no Morro do São Carlos. Contra ela foi cumprido um mandado de prisão. Um homem também foi preso em flagrante.
As investigações foram conduzidas ao longo de dois anos e evidenciaram o papel estratégico desempenhado pela mulher dentro da organização criminosa. Os agentes constataram que ela é peça-chave na estrutura de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio da facção e braço direito de um dos líderes do TCP que atua em Minas Gerais. Segundo os agentes, o traficante comandava ações ilícitas a partir do bairro Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte, e tinha influência direta no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações, a acusada mantinha comunicação com lideranças do TCP no Rio de Janeiro, traficantes situados em regiões de fronteira e integrantes da organização que estão atualmente presos. Ela utilizava seu conhecimento sobre o sistema bancário e habilidade para realizar transações financeiras clandestinas, garantindo que os recursos obtidos com o tráfico de drogas fossem desviados para dificultar a identificação pelas autoridades.
Além disso, a mulher operava movimentações financeiras diversas, como pagamentos de cartões de crédito em nome de terceiros, depósitos e transferências para contas de possíveis fornecedores de drogas, e o custeio de obras em propriedades vinculadas ao líder criminoso.