Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Batucada

Renascença Clube recebe Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (30)

Evento traz diversidade musical, 6 horas de samba e uma feira de artesanato, moda e gastronomia

Imagem de destaque da notícia

No próximo dia 30 de novembro de 2024, um sábado, o Renascença Clube, no Andaraí, se transformará no palco da sétima edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba. Anual e que teve sua primeira edição em novembro de 2018, o evento homenageou grandes nomes do samba, como Beth Carvalho (2018), Leci Brandão (2019), Elza Soares (2020), Alcione (2021), Tia Surica (2022) e Teresa Cristina (2023). Em 2024, será a vez de Áurea Martins (84 anos) e a "Rainha do Partido-Alto", Clementina de Jesus (in memoriam) serem celebradas. Serão mais de 100 mulheres, incluindo cantoras, compositoras e instrumentistas, que prometem seis horas de batucada.

Organizado pelo Movimento das Mulheres na Roda de Samba e idealizado pela cantora Dorina, o projeto reúne rodas de samba femininas e acolhe cantoras e instrumentistas de diversas regiões do Brasil e do exterior. A iniciativa estabelece uma rede de apoio entre essas artistas ampliando a visibilidade da força feminina no samba.

O evento contará com a presença da ilustre homenageada Áurea Martins, além de renomadas cantoras como Ana Costa, Nina Rosa, Dayse do Banjo, Renata Jambeiro, Nina Wirtti, Lazir Sinval, Tia Surica, Dorina, entre outras. Também se apresentarão grupos como Herdeiras do Samba e Mulheres da Pequena África, e haverá a inclusão com intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade e diversidade na celebração.

Dorina, idealizadora do movimento e sambista, revela que, desde os primeiros encontros, percebeu que muitas mulheres desejavam participar, mas não sabiam tocar instrumentos ou se apresentar no samba.

"A mulher deve ser reconhecida como uma potência criativa. É com grande alegria que celebramos a sétima edição deste movimento, que também oferece workshops para capacitar mulheres no samba (oficina de partido-alto com Gabriezinho do Irajá mediante inscrição gratuita). Atualmente, cerca de cinco mil mulheres fazem parte dessa iniciativa, descobrindo um potencial que estava adormecido", observa a sambista.

Maury Cattermol, que assina a direção de produção, enfatiza:

"É maravilhoso observar como as mulheres, desde o início do projeto há 7 anos, conquistaram seu espaço e agora assumem o protagonismo com projetos próprios, carreiras solo, grupos formados e turnês tanto nacionais quanto internacionais. Esse cenário era impensável no passado. O projeto contribuiu e cooperou muito para isso. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, a evolução é inegável".  

O Encontro Nacional e Internacional das Mulheres na Roda de Samba é um evento acessível a todos, com entrada a preço popular de apenas R$1. Localizado no Renascença Clube, na Rua Barão de São Francisco, 54 - Andaraí - Rio de Janeiro - RJ, o evento também presta uma homenagem regional a Bete Mendes (atriz), Sueli Carneiro (filósofa e escritora), Selminha Sorriso (porta-bandeira, bacharel em direito e bombeira) e ao grupo Matriarcas do Samba (grupo de samba).


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis