A Casa Ronald Mc Donald que acolhe e recebe crianças e jovens com câncer durante tratamento no Instituto Nacional do Câncer (INCA) completou 30 anos na última quinta (24), com o evento beneficente "Noite do Bem"no Alto da Boa Vista. No evento realizado na Mansão Carioca, os convidados puderam apreciar um pouco da história da instituição com painéis e diversos itens que contam a história da Casa Ronald.
A celebração contou com homenagens aos fundadores, apoiadores e depoimentos emocionantes do jovem Paulo Victor Ribeiro de Azevedo e sua mãe Cândida Maria Ribeiro que falaram da grande importância da Casa Ronald para as famílias e jovens que vem para se tratar do Câncer no Rio de Janeiro
Durante a cerimônia, Sonia Neves, presidente da instituição, lembrou a história da primeira Casa Ronald Mc Donald na América Latina que começou em 24 de outubro de 1994, no Maracanã, como Associação de Apoio à Criança com Neoplasia no Rio de Janeiro (AACN-RJ), criada com recursos que restaram das doações conseguidas para o tratamento de seu filho mais novo que não resistiu à leucemia.
"É como a canção do Roberto Carlos. Foram muitas emoções vividas, momentos maravilhosos e também momentos bem difíceis. Mesmo assim, conseguimos superar todas as dificuldades e vencer. A minha maior felicidade é ver tantas crianças felizes e curadas. E o que me move nesse tempo todo é a perseverança e amor", disse Sonia Neves.
Após a noite de homenagens, ocorreu um leilão com itens doados por times de futebol e o violão do cantor Frejat.
Já a banda Maré Cheia, a bateria da Mangueira, o cantor Buchecha e o ator Cee Jay alegraram o evento que teve ritmos como o Funk, Samba, Rock e MPB.
A presidente Sonia Neves falou à equipe do Portal Grande Tijuca ao final do evento beneficente sobre sua emoção vendo o vídeo com a história da Casa Ronald e do sucesso da celebração.
"Ainda estou muito emocionada e feliz com a participação de todos. Foi tudo muito lindo. Amei o vídeo. Foi surpresa e me emocionei muito. A festa foi um evento beneficente para comemorar os 30 anos, mostrar o nosso trabalho e também captar recursos. O resultado do leilão foi excelente", falou Sonia.
O trabalho da Casa Ronald
A Casa Ronald McDonald foi se expandindo ao longo desses 30 anos e se mantém com a venda de 45% do Big Mac vendido no Mc Dia Feliz uma vez ao ano, com contribuições, a venda de itens do bazar e com várias parcerias.
O prédio passou por duas obras de expansão, uma em 2000 e outra em 2011, e tem em torno de 39 suítes, com capacidade de atender 114 crianças e adolescentes com seus familiares.
A instituição já recebeu até 2023 cerca de 22 mil hospedagens e possui também um refeitório, bibliotecas e brinquedotecas.
Além da hospedagem para bebês, crianças e adolescentes com câncer, a instituição também realiza vários projetos voltados para as famílias atendidas.
As pessoas que quiserem ajudar a Casa Ronald Mc Donald no Rio de Janeiro poderão entrar em contato com a instituição através do telefone (21) 2566-3200 do https://casaronald.org.br/