Há exatos 100 anos, em 9 de outubro de 1924, nascia o 6º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, uma unidade com uma trajetória marcada por sua atuação em momentos históricos e na proteção da sociedade. Localizado no Andaraí, na Rua Barão de Mesquita, 625, o 6º BPM foi estrategicamente construído para manter a ordem em momentos decisivos da nossa história, como na Revolução de 1930, a Revolução Constitucionalista de 1932, a Intentona Comunista de 1935 e o período Militar de 1964.
Hoje, o 6º BPM celebra um século de serviço, marcado por grandes desafios, bravura e dedicação à população da Tijuca e Grande Tijuca.
"São 100 anos combatendo o crime, protegendo vidas e fortalecendo a confiança da sociedade. Da nossa atuação nas ruas às operações táticas, seguimos com o compromisso de garantir a segurança e o bem-estar de todos. Hoje, celebramos essa história de lutas e vitórias, sempre prontos para os próximos desafios. É um orgulho muito grande para mim estar comandando o 6º batalhão num momento tão especial, quando a unidade completa 100 anos, com todo respeito e gratidão a todos os policiais que por aqui passaram se dedicando, dando seu suor e sangue muitas vezes, fazendo desta unidade o que ela é hoje! Aos oficiais e praças, a minha continência !", ressalta o coronel Luciano Cunha, atual comandante do Batalhão. No total, 65 comandantes passaram pela unidade.
O 6ºBPM cobre os bairros da Tijuca, Andaraí, Grajaú, Vila Isabel, Maracanã, Praça da Bandeira e Alto da Boa Vista.