A partir deste mês, moradores de mais de 1.300 condomínios do Rio de Janeiro passarão a receber, em de diversos canais, como os boletos de taxa condominial, uma mensagem de conscientização sobre a importância de descer do apartamento para buscar pedidos de delivery na portaria. Os síndicos também receberão as orientações por e-mail, redes sociais da Cipa e na newsletter. A ação é promovida pelo iFood, empresa brasileira de tecnologia, em parceria com a administradora Cipa.
O iFood tem ampliado a divulgação das recomendações para os usuários da plataforma descerem para pegar os pedidos, uma vez que esse é o principal motivo gerador de conflitos entre clientes e entregadores na capital carioca. Apenas no primeiro trimestre do ano, no Rio, a empresa registrou mais de 605 denúncias de agressões, verbais e físicas, contra os profissionais de entrega. Cerca de 18% dos casos atendidos pela Central de Apoio Psicológico e Jurídico do iFood estão relacionados à questão do entregador subir ou não aos apartamentos.
A orientação dada aos entregadores e reforçada constantemente junto aos clientes, por meio de campanhas e mensagens via app, é que a entrega seja feita no primeiro ponto de contato da residência, seja na portaria de um prédio ou no portão de uma casa.
Além da Cipa, o iFood vem realizando ações com outros representantes do setor, como o Secovi-Rio (Sindicato da Habitação). Desde o início do projeto, mais de mil síndicos, porteiros e administradores de condomínios já foram impactados com iniciativas como workshops para aprimorar o processo de entrega em condomínios e abordagens que minimizem o risco de conflitos.