Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Quase um Maracanã cheio...

Região da Grande Tijuca perdeu mais de 50 mil habitantes, segundo Censo 22

Tijuca e Vila Isabel foram os bairros com maiores 'saídas'. Somente Alto da Boa Vista 'cresceu'

Imagem de destaque da notícia

A região da Grande Tijuca, composta por sete bairros (Tijuca, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Praça da Bandeira, Maracanã e Alto da Boa Vista), perdeu mais de 50 mil habitantes entre 2010 e 2022. Esse é o resultado prévio de compilado desenvolvido pelo Instituto de Urbanismo Pereira Passos (IPP) baseando-se no último Censo de 2022 e comparando com o antecessor. Em 2010, no penúltimo Censo, a região tinha 371.120 habitantes. Hoje, segundo o Censo 2022, a região tem 316.052 habitantes. Uma diferença real de 55.058.

Tirando o Alto da Boa Vista, que foi o único bairro com aumento populacional (de 9.343 para 9.831, todos os demais bairros apresentaram queda de moradores. O êxodo maior partiu da Tijuca e de Vila Isabel. Tijuca perdeu 21.479 habitantes e Vila Isabel 20.228. O gráfico abaixo mostra as variações de todos os bairros.

"O IBGE mostra que houve a gradativa desaceleração do crescimento da população brasileira, seguindo assim a propensão mundial e o bairro de Vila isabel apenas acompanhou esta tendência. A taxa de mortalidade aumentou, a taxa de natalidade diminuiu, assim como o saldo migratório, porque a nova geração não vê Vila Isabel como um bairro atrativo para se morar. O problema não é só segurança, temos problemas sistêmicos e são recorrentes, como o empobrecimento dos moradores, hoje, Vila Isabel tem uma classe média baixa com pouco poder aquisitivo", explicou Mônica Lahmann, moradora de Vila Isabel e membra da VIGA (Associação de Moradores e Empresários de Vila Isabel, Grajaú e Maracanã)

"E precisamos atrair novamente os promotores de ações culturais para o retorno da agitação cultural do bairro, que além de manter os jovens no território atrairemos pessoas de outros locais, com esta proximidade elas conhecem o bairro e ascende a vontade de morar nele", completou.

Segundo o IPP, a região que mais cresceu foi a Zona Oeste, principalmente Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio.



Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis