Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Boa notícia

Sesc RJ e Senac RJ inauguram Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

CREI vai oferecer, gratuitamente, atendimento com equipe transdiciplinar a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista e Trissomia do Cromossomo 21

Imagem de destaque da notícia

O Sesc RJ e o Senac RJ vão inaugurar na próxima segunda-feira (01/04), um Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), na Tijuca, Zona Norte do Rio. O espaço vai oferecer, gratuitamente, formação para educadores com foco no atendimento a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 - T21 (Síndrome de Down). A expectativa é capacitar 2 mil educadores em 2024 e mais do que dobrar esse número nos próximos anos. A inauguração vai acontecer, às 11h, no primeiro andar do Sesc Tijuca, onde o CREI está instalado.

O Centro pretende se tornar uma referência na produção de pesquisas e na disseminação de conhecimento. Para isso, vai oferecer um programa de formação aos profissionais das escolas onde os atendidos estão matriculados e também aos demais educadores da rede pública. O mesmo trabalho será realizado com educadores do Senac, das escolas de Educação Infantil do Sesc RJ e dos núcleos do projeto Sesc+ Infância para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. No Centro de Referência, serão produzidos ainda materiais pedagógicos acessíveis e dispositivos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa para as escolas participantes do programa de formação e para os cursos do Senac.

O CREI vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e vai atender crianças e jovens com TEA e T21, de 2 a 29 anos, que se enquadrem nos critérios dos programas de gratuidade do Sesc RJ e do Senac RJ. Isto é, devem estar matriculados na rede pública de ensino e/ou possuir renda mensal familiar de até 3 salários-mínimos. Serão oferecidas 100 vagas gratuitas em 2024. O edital com os detalhes das inscrições para atendimento será lançado no dia 2 de abril, nos sites do Sesc RJ (sescrio.org.br) e do Senac RJ (rj.senac.br). As inscrições iniciam no dia 9 de abril, por faixa de idade (veja o calendário abaixo).

Equipe transdisciplinar e apoio à família do atendido

Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais, entre eles, educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista, o Centro de Referência vai oferecer o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos. As atividades acontecerão fora do período escolar.  

Para os atendidos em idade profissional, o Centro vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

O apoio à família do atendido é outro pilar do CREI, que vai oferecer formação dos responsáveis legais em temáticas relacionadas à pessoa com deficiência, oferecendo ainda qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. Essas atividades serão realizadas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Além disso, a família dos atendidos será incluída em atividades de educação, cultura, esporte e lazer do Sesc Tijuca

Tecnologia para terapias transdisciplinares e apartamento funcional 

O CREI ocupa uma área de 570 m2, no primeiro andar do Sesc Tijuca. O espaço possui uma sala com equipamentos de última tecnologia para estimulação sensorial projetada pela Neurobrinq, startup especializada no segmento de ferramentas tecnológicas para terapias multidisciplinares. Tem ainda uma área de 100 m2 equipada com brinquedos e outros objetos criados, exclusivamente, para o Centro pelo artista plástico e cenógrafo brinquedista Derson Dias para o atendimento às crianças de 2 a 6 anos acompanhadas de seus familiares.

A unidade é privilegiada por um espaço de Arte, Ciência e Tecnologia (ACT), que conta com dispositivos tecnológicos para o uso de tecnologias assistivas que serão parceiros do Centro para a inclusão digital. O Centro tem também uma sala de baixo estímulo para atividades focadas no desenvolvimento de habilidades de concentração e autorregulação. Possui ainda duas salas de atendimentos transdisciplinares em pequenos grupos e dois consultórios médicos para atendimento psiquiátrico e neurológico.

Outro diferencial do CREI é um espaço que simula um apartamento composto por um quarto, dois banheiros, sala e cozinha para o desenvolvimento de habilidades para a vida diária. Além disso, o Centro tem salas de trabalho coletivo e formação da equipe, outra para a equipe de coordenação e gestão, uma sala para a equipe do Observatório de Inclusão no Trabalho e banheiros.

"A abertura CREI é fruto de um trabalho coletivo do Sesc e do Senac RJ, duas instituições que têm na sua essência o compromisso com a transformação social do nosso estado. Para isso, é fundamental a inclusão de pessoas com deficiência. Esse é, sem dúvida, um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. O CREI surge para contribuir com esse processo de forma global, oferecendo atendimento, suporte à família, formação profissional e contribuindo com a produção de conhecimento", declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

SERVIÇO

CREI - Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac

Inauguração: 1º de abril, às 11h

Endereço: R. Barão de Mesquita, 539, Tijuca, Rio de Janeiro (1º andar do Sesc Tijuca)


Cronograma de inscrições para atendimento 

Divulgação do edital: 2 de abril (nos sites sescrio.org.br e rj.senac.br)

Início das inscrições: a partir de 9 de abril, por faixa de idade, no CREI

Divulgação do resultado: 29 de maio nos sites do Sesc e do Senac

Início dos atendimentos: previsto para junho 

 

Inscrições por faixa de idade

- 2 a 6 anos: 9 a 13 de abril

- 7 a 10 anos: 16 a 19 de abril

- 11 a 14 anos: 23 a 26 de abril

- 15 a 18 anos: 30 de abril a 4 de maio

- 19 a 25 anos: 7 a 10 de maio

- 25 a 29 anos: 14 a 17 de maio

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis