O portal Grande Tijuca mostrou uma reportagem onde câmeras de segurança flagraram uma dupla furtando uma tampa de bueiro na Boulevard 28 de Setembro, na madrugada desta quinta-feira (29) (veja aqui). Com a onda de furtos de peças de metal que são revendidas aos ferros-velhos, o "lucro" do criminoso é grande: seu peso varia entre 21 quilos (peças retangulares) e 53 quilos (redondas), cujo preço varia entre R$ 0,50 a 0,90 o kilo. Os furtos são feitos ao longo da noite/madrugada.
E a "facilidade" de retirada do objeto é alvo de criminosos e usuários de drogas, que vendem as peças para compra de entorpecentes e ainda acarreta prejuízo para os cofres públicos. A Secretaria de Conservação informa que a reposição de grelhas de bueiros e tampões é realizada devido a furtos, peças quebradas ou danificadas. Por isso, não é feita a contagem específica para o roubo das mesmas.
Mas que entre 2023 até o início de 2024, a equipe da Seconserva já fez a troca de mais de 300 peças (grelhas de bueiros e tampões) nos bairros que compõem a Grande Tijuca.
E, quanto aos gastos, a Seconserva informa que a recolocação dessas peças está inserida num contrato de maior abrangência com outros serviços. Assim, não há como especificar, individualmente, os valores.