
Moradores ou atletas, como ciclistas e corredores, tem relatado um aumento de assaltos na região do Alto da Boa Vista. Segundo quem frequenta o bairro, o modus operandi é praticamente o mesmo: criminosos em dupla numa moto ou a pé, abordam as vítimas para roubar seus pertences.
"Anteontem, pouco antes das 10h, na Mesa do Imperador, no asfalto, seis corredores, todos homens, foram assaltados e tiveram seus pertences levados, por dois homens a pé, que já são conhecidos por praticarem assaltos na Trilha da Proa, na mesma região. Observamos que a PM não circula mais nas áreas, além dos pontos de bloqueio, do Parque Nacional da Tijuca, o que certamente está estimulando a ação dos bandidos", relatou uma moradora, que pediu anonimato.
Em agosto, o portal Grande Tijuca já havia feito uma reportagem sobre um assalto flagrado pelas câmeras de segurança.
Procuramos o 6ºBPM (Tijuca). Em nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 6ºBPM realiza ações diárias de abordagens e revistas na região, assim como tem intensificado sistematicamente as ações com bases em dados de inteligência e conduções de indivíduos em atitude suspeita, inclusive na área do Alto da Boa Vista e também, no período noturno e madrugada.
A unidade aplica o policiamento na região com setor de rádio patrulha, motopatrulhas e viaturas baseadas em pontos estratégicos. A região conta ainda com o reforço de equipes do Regime Adicional de Serviço (RAS).
Dentro desse cenário, o comando do 6º BPM segue trabalhando também em conjunto com as delegacias de sua área de atuação para identificar e prender os praticantes de tais delitos.
Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 6ºBPM, registrou queda de 28.8% no total de roubo, quando comparados os períodos entre os meses de janeiro e setembro de 2023 com o mesmo período do ano passado.
Vale frisar que a SEPM sempre ressalta a importância do acionamento de nossas equipes para casos imediatos através de nossa Central 190 e do App RJ 190, assim como a importância dos registros dos crimes nas delegacias, o que proporciona um direcionamento das análises das manchas criminais locais mais preciso e efetivo.