Após um período burocrático, que envolveu o apoio do Poder Executivo do município, enviando o projeto de Lei 169 para a Câmara dos Vereadores, solicitando a alteração da legislação local para aprovação do projeto na Secretaria Municipal de Urbanismo, intervenções judiciais, destombamento do prédio, aprovação do parcelamento de algumas dívidas do clube no ato trabalhista, Profute entre outras, e ainda, uma pandemia de Covid-19 que parou o mundo, o tão badalado Parque Shopping América Futboll Club já tem um prazo estimado para inauguração: 18 de setembro de 2026. Serão seis andares, distribuídas em 30 500 metros quadrados de área bruta locável nos pisos, sendo o 5º e 6º pisos com operações de academia, escola e uma faculdade, além três pisos de subsolo, o empreendimento terá mais de 230 lojas e diversas experiências que irão agradar o tijucano, primando por alta tecnologia e o emprego dos recursos sustentáveis.
Em conversa com o portal Grande Tijuca, Antônio Mamede, CEO da AM Malls, grupo que planejou, desenvolveu, está prospectando e lotando os espaços, além de administrar o shopping, revelou um início de burocracias e um baque por causa da pandemia.
"De 2015 até 2019, estivemos trabalhando nos tramites legais, o projeto foi aprovado pela Secretaria Municipal de Urbanismo aprovou em 2019. Iniciamos a demolição do prédio existente e, infelizmente em março de 2020 veio a pandemia e tivemos a paralização das obras de demolição, faltavam apenas uns 30% do prédio para ser demolido. Empresas faliram, inclusive a que fazia a demolição do imóvel da sede do América sofreu bastante com o período da pandemia. A solução que encontramos foi abrir nova chamada ao mercado e analisar propostas de outras empresa a fim de concluirmos a demolição, porém, após analisarmos as propostas, chegamos a conclusão que seria melhor negociar os débitos trabalhistas e outros devidos com a empresa que havia sido contratada e terminarem a demolição, finalmente abraçamos essa dívida para ser abatida no valor final que teríamos que pagar", relatou Mamede.
"Após a pandemia, o mundo deu uma reiniciada. Muita coisa mudou, principalmente no varejo. Muitos shoppings vazios. Além disso, os fundos que investem em shopping estavam comprometidos com dinheiro investido em projetos que iniciaram e pausaram por causa da pandemia. Muitos recuaram, investimentos para novos shoppings deram uma parada. E muita coisa mudou", concluiu.
"Pelé dos Shoppings" e muita tecnologia
Passada a turbulência, o Parque Shopping está na fase inicial de reaprovação junto a SMU. E a AM Malls conta com um experiente arquiteto que assina o projeto: Eduardo Mondolfo
"Tenho pesquisado muito os pontos fortes e fracos dos shoppings do entorno, teremos um prédio arquitetado por um dos maiores arquitetos do Brasil, que é Eduardo Mondolfo, que já projetou 65 shoppings do país. Um "Pelé dos shoppings", celebra Mamede.
O CEO calcula que o empreendimento gerará mais de 2,3 mil empregos, diretos e indiretos. Além disso, o shopping está sendo planejado para ser sustentável e hi-tech ao mesmo tempo. O comerciante que desejar saber mais informações sobre locação de lojas, pode entrar no site da AM Malls ou fazer contato através do telefone WhatsApp 21 99737-9986 (www.ammalls.com.br), preenche o cadastro e um representante comercial retornará o contato.