Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Planejamento

Parque Nacional da Tijuca anuncia que pode reabrir em julho

Apesar da intenção, ainda não ha uma data específica para a reabertura

Imagem: Letty Dornelas
Imagem: Letty Dornelas

Na tarde desta sexta-feira (26), o Parque Nacional da Tijuca, por meio das suas redes sociais, anunciou que pode reabrir para visitação no próximo mês de julho. Segundo a administração, ainda não há uma data exata, mas está em desenvolvimento um plano de reabertura, que prevê o retorno gradual e de apenas algumas áreas do local.

Na publicação, ainda foram definidas algumas medidas que serão tomadas. A organização do parque informou que com a flexibilização do isolamento social promovida por decretos municipais e estaduais em algumas cidades do país, o ICMBio está permitindo a reabertura de alguns parques nacionais. Entretanto, a reabertura ocorrerá pelo Instituto Chico Mendes e deve se basear nas regras de cada Estado e Município onde a unidade de conservação está localizada. Desse modo, os planejamentos de cada parque são diferentes.

Uma das determinações do ICMBio é que todas as unidades de conservação federais reabertas devem estar com redução da capacidade de público. Logo, as visitações deverão ocorrer respeitando o espaçamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. Além disso, há outras normas a serem seguidas e que estarão disponíveis no plano de reabertura.

Parque Nacional da Tijuca estuda plano de reabertura

O Parque Nacional da Tijuca destacou que, entre as inúmeras etapas de construção do plano,está a realização de reuniões de consulta com representantes das concessionárias que atuam no Parque, que são o Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado, da Mitra do Rio de Janeiro, das entidades e associações de esportistas, do Conselho Consultivo do Parque, do Parque Lage e de operadores de turismo. Alguns encontros com representantes dessas instituições já ocorreram e outras estão agendadas para os próximos dias.

Por fim, a ICMBio esclareceu que a previsão atual de reabertura para o próximo mês pode ser alterada a qualquer momento. Isso porque, a taxa de incidência de Covid-19 é um dos pilares fundamentais no avanço, estabilização ou regresso das medidas de flexibilização de isolamento social no município do Rio de Janeiro, onde está localizado o Parque Nacional da Tijuca.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis