Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cade a placa do Noel?

Monumento a Noel Rosa está há dois meses sem placa de identificação

Moradores pedem a reposição de item furtado


Foto: Leonardo Pimenta

Moradores de Vila Isabel denunciam que o monumento a Noel Rosa não teve a placa de reinauguração recolocada até o momento. Segundo comerciantes, a placa foi furtada pela terceira vez na madrugada do dia 15 de maio. A placa de reinauguração havia sido reposta pela Secretaria Municipal de Conservação, no dia 11 de maio, e foi fixada com cola na base de concreto do memorial. Ladrões especializados arrancaram a placa de alumínio para vender em ferros-velhos da região.

A estátua de Noel Rosa foi recolocada no dia 11 de dezembro do ano passado, após ficar cerca de dois anos para ser restaurada. No ano 2019, criminosos furtaram metade do corpo do garçom, o braço esquerdo de Noel, o tampo da mesa e o encosto da cadeira.

"Já estamos há dois meses aguardando a reposição da placa na Estátua do Noel. A Prefeitura devia colocar uma placa de acrílico no lugar", disse um morador.

Os furtos de peças de metal para a venda em ferros-velhos vêm sendo constantes na região da Grande Tijuca.

Só com o monumento de Noel Rosa, a Prefeitura do Rio já gastou mais de 135 mil reais com reposição de peças ao longo dos últimos dez anos.

No ano de 2012, foi furtada a cadeira em bronze e um copo da mesa do monumento. Três anos depois, os braços de Noel e do garçon foram serrados e levados, assim como o pé direito do sambista.

Para evitar a retirada de peças da estátua, a prefeitura preencheu o interior da escultura com concreto e instalou câmeras de monitoramento, voltadas para a estátua para inibir a ação de criminosos.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Secretaria de Conservação da Prefeitura do Rio para que se pronunciasse sobre o furto de mais uma placa de reinauguração da estátua.

A Secretaria Municipal de Conservação até o fechamento dessa matéria, não se pronunciou sobre a reposição.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal Grande Tijuca (@portalgrandetijuca)


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!