Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Luta contra o Covid

Prefeitura inaugura hospital de campanha no Riocentro

Primeiro módulo da unidade, com 100 leitos, começa a receber pacientes

Foto: Divulgação/Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou, nesta sexta-feira (01/05), o hospital de campanha da Prefeitura, no Riocentro, para tratar exclusivamente de pacientes com infecção pelo novo coronavírus.

O primeiro módulo da unidade, com 100 leitos (20 deles de UTI e 80 de enfermaria) começa a receber já hoje (01/05) pacientes encaminhados pela Central Unificada de Regulação, a partir das unidades de urgência e emergência.

Os outros 400 leitos serão ativados progressivamente, conforme a chegada, na semana que vem, dos respiradores e demais equipamentos de saúde adquiridos pela Prefeitura na China.

O prefeito aproveitou para convidar médicos que queiram trabalhar no hospital de campanha.

"Nós ainda temos vagas para médicos. Os profissionais que puderem fazer 44 horas por semana vão receber salário de R$ 21 mil. Quem quiser fazer um turno só de 12 horas vai ganhar R$ 6 mil. Aqueles que vierem de fora da cidade e até de outros estados poderão se hospedar no Hilton aqui perto. Nós fizemos um convênio com o hotel. Já temos 200 dos 460 médicos para o hospital de campanha e estamos de braços abertos para receber novos profissionais", disse Crivella. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://prefeitura.rio/rio-saude/processo-seletivo/

900 leitos de UTI em meados de maio

Respiradores e demais insumos que abastecerão o hospital de campanha e outras unidades municipais no combate à covid-19 já estão embalados e prontos para o embarque na China. Crivella anunciou que dois vôos da transportadora LATAM Cargo vão buscar equipamentos a partir de segunda-feira (04/05) e que as 160 toneladas de insumos devem chegar ao município nos dias 7 e 9 de maio. Entre os equipamentos hospitalares que vão chegar estão 300 respiradores, de um total de 726 comprados na China.

"Essa é a boa notícia que temos que celebrar. Esses equipamentos chegando e até meados de maio teremos funcionando na cidade do Rio em torno de 900 leitos de UTI. Vai ser um alívio imenso não só para nossa cidade, mas também para a Baixada Fluminense e arredores", afirmou Crivella.

Multas a empresas que permitirem clientes sem máscaras

O prefeito informou que ainda nesta sexta-feira (01/05) fará uma reunião com representantes da comunidade médico-científico. Uma das propostas em estudo é multar empresas cujos funcionários estejam sem máscaras ou atendendo pessoas também sem o item de proteção.

"Não temos motivos para relaxar as nossas medidas. A cada dia estou vendo que a população está aderindo mais às medidas. Mas estamos estudando uma maneira de punir o estabelecimento que vende produtos para as pessoas sem máscaras. Eu acho que a medida mais educativa para uma pessoa que está sem máscara durante essa crise é ela ir na padaria e o padeiro dizer: "Olha, volta em casa, bota máscara, se não você não vai levar o pão".

Hospital de campanha será o maior do estado

Com 16,5 mil metros quadrados de pavilhão e 13 mil metros quadrados de área construída, o hospital de campanha da Prefeitura será o maior do estado e, como tal, terá também números superlativos. Somente de jogos de roupa de cama para os leitos, serão dois mil kits. Para uso dos profissionais, 2,7 mil pijamas cirúrgicos e 500 mil capotes descartáveis, quantidade estimada para uso por um período de seis meses de atividade, tempo que se calcula necessário para o enfrentamento da pandemia no Brasil.

Quando estiver em pleno funcionamento, com seus 500 leitos ativos, o hospital de campanha terá mais de 2 mil profissionais atuando, sendo 463 médicos, entre intensivistas, infectologistas e clínicos gerais. As equipes assistenciais serão formadas também por enfermeiros (382) e técnicos de enfermagem (864), fisioterapeutas (100), fonoaudiólogos (13), nutricionistas (12), assistentes sociais (4), entre outros. Profissionais de radiologia atuarão no Centro de Imagens da unidade, que conta inclusive com um tomógrafo de 128 canais, com imagem de alta definição, para ampliar a precisão do diagnóstico da covid-19.

Com 100 leitos de UTI (20% do total de leitos), 15 deles com recursos para hemodiálise, o hospital de campanha contará com todos os equipamentos necessários aos cuidados intensivos dos pacientes mais graves de covid-19, como ventiladores mecânicos (respiradores), monitores multiparamétricos, bombas infusoras de medicamentos, cardioversor, carrinhos de anestesia, entre outros.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis