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Rédea curta

Botão de emergência: parceria entre Polícia Militar e Uber é estendida à capital do Rio de Janeiro

Sistema compartilhado permite que motoristas e passageiros acionem Centro de Controle Operacional da PM com apenas um click


Concluída a fase de teste na Baixada Fluminense, a integração tecnológica entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a plataforma Uber, acaba de ser expandida para a toda capital do Rio de Janeiro. O sistema compartilhado entre as duas instituições permite que um usuário ou motorista parceiro da Uber utilize um botão no aplicativo, estabelecendo ligação instantânea com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência.

Toda vez que o botão for acionado, os operadores do Serviço 190 vão receber a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem na qual o "botão do pânico" foi acionado. Isso permite uma resposta mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente.

Todas as informações – do veículo, do usuário e do motorista – são expostas na tela do computador do operador de plantão 24 horas por dia. Na fase de testes, realizada entre os meses de maio e julho na Baixada Fluminense, o Serviço 190 recebeu 32 chamadas de carros de aplicativo. Dessas chamadas, 16 foram registradas como ocorrências. Entre elas, quatro casos de roubo dos veículos (todos recuperados), quatro avisos de ocorrências em via pública (acidentes de trânsito e um encontro de cadáver), e as demais foram sobre desentendimentos entre motoristas e passageiros, além de um caso de mal súbito.

"Essa integração demonstrou que as plataformas digitais são grandes aliadas da segurança pública. A experiência na Baixada Fluminense foi extremamente positiva para ajustar o sistema. E agora, vamos expandi-lo para capital e, em breve, para outras regiões do Rio de Janeiro", explica o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Inédita no país, a integração tecnológica foi implantada após a assinatura de um termo de cooperação entre a SEPM e a Uber, em abril deste ano. Para a implantação do sistema, os operadores do Cecopom foram treinados, e também foi realizado o processo de integração tecnológica, como prevê o termo de cooperação.

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