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Projeto implantado na Mangueira oferece desenvolvimento emocional para jovens estudantes

Parceria é realizada entre o Pré-Vestibular Social Dona Zica e o Raiz Educação


Foto: Divulgação

O período extenso de fechamento das escolas da rede pública, devido à pandemia, aumentou ainda mais a necessidade de investimento em desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais nos jovens estudantes.

Pensando nisso, a partir de agora, alunos do Pré-Vestibular Social Dona Zica (PVS Dona Zica), localizado na comunidade da Mangueira, que se encontram em estado de vulnerabilidade emocional, terão em sua grade curricular conteúdos do projeto socioemocional do Raiz Educação, que possui mais de 30 escolas particulares, em diferentes estados do país. Trata-se do Programa Raízes, o qual tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências socioemocionais nos alunos do grupo educacional.

Segundo o diretor executivo do PVS Dona Zica, Carlos Ferrão, o longo período de isolamento social trouxe sérios prejuízos psicopedagógicos aos estudantes. "No programa, recebemos estudantes muito desfavorecidos social e emocionalmente. É muito importante que eles desenvolvam um sentimento de pertencimento e de autovalorização, saibam se escutar e entender melhor, tenham empatia para com o próximo e consigam encontrar uma forma de organizar o próprio tempo de estudo, por meio da autorregulação.", constatou o diretor.

Alunos apresentam crise de ansiedade e necessitam de amparo profissional

Para Daiane Jobert, assistente social do PVS Dona Zica, a parceria vai suprir uma antiga necessidade do projeto. "Já tivemos muitos casos de alunos passando por crise de ansiedade a caminho da aula ou até mesmo dentro da sala de aula. Indicamos sempre o acompanhamento psicológico nesses casos, mas acredito que, com essa formação emocional continuada, os estudantes estarão muito mais preparados para lidar com os problemas do dia a dia", analisou.

Para Antônia Burke, líder do Programa Raízes, o projeto inova ao estimular o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais em estudantes de escolas públicas. "Durante a pandemia, muitos alunos que participam de projetos sociais não tiveram acesso aos estudos. Muitos passaram por um momento de falta de perspectiva, sem saber como seria o futuro. Também foram criados vários traumas, muitos passaram pelo luto ou tinham receio de transmitir a doença para algum familiar. Tudo isso deixa cicatrizes que precisam ser trabalhadas nestes jovens, assim como são com os alunos das escolas particulares.", refletiu

Dinâmicas, debates e métodos eficientes de estudo para combater vulnerabilidade socioemocional

Burke explica que as aulas são construídas a partir de três pilares: dinâmicas voltadas ao autoconhecimento, desenvolvimento da argumentação por meio de debates, e, por fim, "autogestão e produtividade", que tem o objetivo de transmitir métodos de autorregulação.

"Todo esse trabalho tem que ser feito com muito cuidado para não acionar gatilhos mentais no aluno. Em um mundo ideal, defendo que todos os colaboradores do ambiente escolar precisam estar preparados para lidar com o emocional dos jovens. Nem sempre o aluno vai se abrir com um professor, às vezes pode ser com o inspetor ou qualquer outro colaborador da escola. Esse educador precisa estar preparado.", ponderou a especialista.

Além das aulas de desenvolvimento socioemocional, o Grupo Raiz Educação também fará doação de materiais pedagógicos aos estudantes do projeto.


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