Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Vila cultural

Vila Isabel recebe o evento 'Afro Abaeté' de cultura e economia criativa

Evento terá opções culturais, comerciais e de lazer


Vila Isabel será palco do evento "Afro Abaeté, cultura e economia criativa", que vai ocupar um trecho da rua Visconde de Abaeté (entre as ruas Conselheiro Autran e Torres Homem), na manhã e tarde do próximo domingo (05). A iniciativa é uma ideia da escritora, jornalista e roteirista Eliana Alves Cruz e do jornalista especialista em legislação e políticas públicas, Eduardo Nascimento, e nasceu da vontade de reunir a comunidade e os amigos após tempo tão longo de reclusão, movimentando o bairro com oportunidades de trocas culturais, comerciais e de lazer.

"Pensamos em uma programação que deixe as crianças livres para brincar na rua e curtir com histórias voltadas para elas, seguida de um almoço literário e um baile gostoso para animar e divertir. Tudo isso com o incentivo a empreendedores negros, público muito afetado pelo cenário da pandemia",explica Eduardo.

A programação vai contar com autores premiados na literatura infantil como Sônia Rosa e Estevão Ribeiro contando histórias e interagindo com as crianças. Em seguida acontece um almoço literário em torno do recente livro de Eliana, "Solitária", lançado no último dia 6 de maio pela Companhia das Letras. O tema central da história é o trabalho doméstico no Brasil e para debater com a autora foram convidadas Benedita da Silva (relatora da PEC das Domésticas), a pesquisadora e professora da PUC, Aza N"Jeri, e algumas parlamentares negras.

"Fico muito feliz do livro em tão pouco tempo de lançado já ser um sucesso de público e crítica. O objetivo é trazer uma história humana, que toca a todos e todas e pensar sobre este ofício tão presente na vida nacional. O Afro Abaeté será um encontro afetuoso, uma chance para promover o diálogo e a alegria em um Rio de Janeiro cansado pela violência", ressalta Eduardo.

A tarde termina com a mais autêntica Black Music comandada pelo DJ Jander Magalhães e o cantor Anselmo Sales.

"A ideia é que este seja apenas um início e que possamos repetir e crescer atraindo apoios e movimentando e economia que a cultura traz", finalizou Eduardo.

Festival Afro Abaeté, economia criativa

Quando

Dia 5 de Junho de 2022

10h00 – Contação de histórias com a autora Sônia Rosa

12h30- Almoço literário

14h30 às 17h30 – Baile Black

Onde

Rua Visconde de Abaeté, entre as ruas Conselheiro Autran e Torres Homem, Vila Isabel

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!