Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Economia prateada

Acalme Expo 60+ reúne expositores em encontro voltado ao público maduro

Club Municipal da Tijuca recebe evento com foco na população de 60 anos ou mais

Imagem de destaque da notícia

Os maiores de 60 anos estão mais ativos do que nunca. E, por isso, no dia 21 de maio, a partir das 10h, essa faixa etária ganhará um encontro voltado especialmente para eles no Club Municipal da Tijuca: a Acalme Expo 60+. Na oportunidade, haverá palestras com especialistas em saúde, profissionais da área de direito e educadores, além de expositores de serviços e produtos para o público sênior. O evento contará ainda com atrações culturais, gastronomia, e muito mais. Informações pelo telefone: 21 98283-5952.

Idealizado pela Mestre em Administração e Especialista em RH Eliana Motta, que desenvolve um importante trabalho para o público 60+, a expo será uma oportunidade para que pessoas com mais de 60 anos de idade sintam-se visíveis à sociedade e conheçam soluções para suas necessidades.

Essa é a primeira vez que a Tijuca recebe um evento como este, apresentando abordagens que busca oferecer soluções para o físico, emocional e de inserção social. Segundo Eliana, falar sobre esse público é bastante complexo em função de serem um grupo bastante heterogêneo.

A especialista explica que não existe um tipo de pessoa idosa, mas várias, já que a forma de envelhecer depende de como a pessoa construiu a sua vida e de como se preparou para esta fase. E, para que tenhamos um envelhecimento saudável e ativo é preciso se preparar bem antes de se estar com 60 anos.

"É preciso esclarecer sobre a vida longeva não só aos que não chegaram lá como aos que já possuem mais de 60 anos de idade, pois todos precisam conhecer as soluções que existem para suas fragilidades, desconstruindo mitos e reconstruindo histórias com propósitos. O nosso trabalho tem como missão a mudança de olhar sobre o envelhecimento. E é uma alegria estar reunindo diversos profissionais neste evento importante para a longevidade", afirma a empresária.

No evento, a dimensão física será representada por alguns especialistas, como: a Geriatra Luciana Studart, que falará sobre os ganhos e perdas no processo de envelhecimento; o Fisioterapeuta e Quiroprata Linaldo Nascimento, que tratará da questão da dor crônica; e a fisioterapeuta Claudia Caldas, que abordará a importância do toque terapêutico, dentre outros. Sobre a dimensão emocional, o psicanalista José Teixeira Passos Silveira, falará sobre a sexualidade após os 60 anos; a psicóloga Andrea Macedo, falará sobre a depressão; e a também psicóloga Maria Fernanda Herig, abraçará o tema relacionado ao tempo e a como lidar com ele. Também estarão presentes os Musicoterapeutas Alice Sales e o Murillo Brito que explicarão como a Musicoterapia pode contribuir para tratar as questões emocionais.

No tema de inserção social, o evento contará com a própria Eliana Motta, que é Mestre em Administração e Pesquisadora na linha de Carreiras, e abraçará as questões envolvidas com o momento de ruptura com o trabalho. Haverá palestras com a advogada previdenciária Hilzanira Catanheide, que tratará do recálculo da aposentadoria, e da consultora financeira Débora Rosière com dicas de como controlar o orçamento quando se entra na aposentadoria.

E não para por aí, os participantes poderão passear por estandes com diversos produtos interessantes para esse público, como o serviço de utilidade TeleHelp, uma tecnologia que auxilia o idoso que mora sozinho a apertar um botão e receber assistência imediata em um momento de urgência. Haverá ainda dança, música e sorteios de prêmios para os participantes.

Um atrativo a mais para os que se sentem sozinhos, o evento conta com a participação da SOS Rejeitados, para adoção responsável de gatos ou cachorros e a possibilidade de vê-los ao vivo e a cores.

Confira a programação:

10h - abertura ao público;

10h45 - Abertura com Eliana Motta - Mestre em Administração e Especialista em Rh e Envelhecimento;

10h50 – Mini palestra com o tema "A beleza em qualquer idade, com a Consultora de Imagem Valéria Cabral;

11h15 – Mini palestra sobre "Ganhos e Perdas" com a Geriatra Luciana Studart;

11h30 – Mini palestra sobre "A Fase do condor" com o Quiroprata Linaldo Nascimento;

11h45 – Mini palestra sobre "O Toque", com a Fisioterapeuta Cláudia Caldas;

12h15 - Ação Acalme com Dança, ministrada pela Professora e Pesquisadora em Dança Deborah Prates;

12h30 - Mini palestra com o tema "Você sabe o que é alimento natural?", ministrada pelo empresário da Orgânico, Sergio Carvalho;

12h45 – Mini palestra sobre "Otorrinolaringologia e Saúde", com a Otorrino Marina Gabriela Oliveira e Silva;

13h - Intervalo com saxofone - Leonardo Sepulveda;

13h40 - 2a. Abertura – com Eliana Motta - Metre em Admin. e especialista em Rh e Envelhecimento

13h45 - Mini palestra com o tema "Que tal usar o Reiki para se equilibrar?", ministrada pela Mestre em Reiki, Regina Helena;

14h - Mini palestra sobre "Sexualidade após os 60", com o Psicólogo José Silveira Passos;

14h15 – Mini palestra om o tema "É possível viver sem depressão após os 60?", ministrada pela psicóloga Andrea Macedo;

14h30 – Ação Acalme com atividade de dança, ministrada pela Professora e Pesquisadora em Dança Deborah Prates;

14h45 – Mini palestra com o tema "E quem cuida dos cuidadores? com a Psicóloga Mônica Lessa;

15h – Mini palestra sobre "Musicoterapia como aliada da saúde mental", com a Musicoterapeuta Alice Sales;

15h30 – Mini palestra com o tema "Como a musicoterapia funciona na prática", com o Musicoterapeuta Murillo Brito;

15h45 – Mini palestra com o tema "Anos Dourados", com a Psicóloga Maria Fernanda Herig;

16h – Ação Acalme com Jogos Teatrais, ministrada pelo Professor de Teatro Rômulo Sá;

16h15 – Mini palestra com o tema "A ruptura com o mercado de trabalho", com a Mestre em Administração, especialista em Rh & Carreiras, Eliana Motta;

16h30 – Mini palestra com o tema "Você sabia que a sua aposentadoria pode ser recalculada?", com a advogada especialista em Direito Previdenciária, Dra Hilzanira Cantanheide;

16h45 – Mini palestra sobre "Como organizar as finanças após a aposentadoria", com a Consultora Financeira Debora Rosière;

17h – Mini palestra sobre "Como diminuir o preço do meu plano de saúde?", com o empresário Luiz Maurício Janela;

17h15 – Sorteio de brindes;

17h30 – Encerramento das palestras.

Serviço:

Acalme Expo 60 +

Dia: 21 de maio, sábado

Horário: das 10h às 19h

Entrada: R$50 | Meia – R$25

Vendas online: Sympla

Venda física: Rua Conde de Bonfim, 377 - Sala 702 - Tijuca

Local do evento: Club Municipal da Tijuca - Rua Haddock Lobo, 359 – Tijuca – 6º andar

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis