Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

80 anos de história

Professor Serpa é homenageado com documentário no Teatro Cesgranrio no Rio Comprido

Evento celebrou os 80 anos do grande educador e entusiasta das artes

Foto: Leonardo Pimenta
Foto: Leonardo Pimenta

O professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, presidente da Fundação Cesgranrio, foi homenageado no último sábado 09, no seu aniversário de 80 anos, com a estreia do documentário "Professor Serpa", do roteirista Antonio Ernesto Martins, no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido. O documentário contou com a participação do próprio homenageado, do ex-secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, das atrizes Fernanda Montenegro e Christiane Torloni, da sua esposa Beth Serpa, entre outros convidados que fazem parte de sua história de vida. O roteirista Antonio Ernesto Martins relatou, com exclusividade, ao portal Grande Tijuca sobre como foi produzir o documentário em homenagem ao grande educador e entusiasta das artes no país.

"O primeiro contato com o professor Serpa foi em 2015, quando estavam necessitando dos serviços de roteirista. Eu tive uma entrevista com ele para que pudéssemos acertar um trabalho, que foi uma série bíblica que escrevi chamada "Bem-aventurados", que conta a história dos milagres e parábolas de Jesus. Eu já conhecia o professor de nome e da época em que fiz o vestibular da Cesgranrio, e me impressionou muito a simplicidade, o carinho, a disponibilidade com todos e a dedicação dele com o trabalho. Isso já me chamou a atenção para esse personagem. Depois, com a convivência, fui fazendo outros trabalhos para a Fundação Cesgranrio e conhecendo um pouco mais da história dele e percebi a importância que tem para a educação e a cultura no Brasil. São diversas ações pela cultura e pela educação brasileira que ele proporciona através da fundação e dos inúmeros trabalhos feitos. Também percebi que ele era um homem de fé, preocupado com a família e que ajuda muita gente. Assim, percebi que havia uma história que eu gostaria de contar. Quando fui falar com ele sobre essa minha ideia, de início, não aceitou. Ele achou que poderia ser uma autopromoção ou algo assim. Então, expliquei a ele que não era isso, que o trabalho não poderia ter recursos dele ou da Fundação Cesgranrio. O trabalho seria independente e que eu captaria patrocínio, assim como faço com outros filmes e documentários. Mesmo assim, ele resistiu e ficamos um ano cozinhando em banho-maria, até que apresentei um argumento que o desarmou. Disse a ele que sua história poderia inspirar muitos jovens que estão iniciando sua vida com o seu exemplo e superar obstáculos e atingir objetivos. Isso balançou ele e, assim, deu a permissão. Assim fiz um ano de pesquisa, desenvolvimento de projeto e mais um tempo para captar o patrocínio e, em janeiro de 2020, começamos as gravações. No mês de fevereiro, terminamos as gravações e logo começamos as edições para lançar em abril do mesmo ano, quando veio a pandemia, e ficamos dois anos com o filme guardado, esperando essa oportunidade para lançar", disse o roteirista.

Foto: Leonardo Pimenta

O documentário, que através de vários relatos do próprio homenageado e dos convidados que participaram de sua trajetória de vida, apresenta um pouco da história da sua infância, do começo de sua trajetória na educação como o mais jovem Vice-Reitor da PUC-RIO, aos 29 anos, quando ficou como coordenador de orçamentos do MEC durante o governo do presidente Médici, do casamento, da mudança no modo de fazer os vestibulares e da criação da Fundação Cesgranrio.

Além da obra cinematográfica, a noite de comemoração dos 80 anos de vida do professor Carlos Alberto Serpa contou com o lançamento do seu livro biográfico "Uma vida dedicada à Educação e à Cultura".

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis