Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Ginástica rítmica para todos

Vila Olímpica da Mangueira abre turma de ginástica rítmica para adultos e idosos

Pessoas a partir dos 20 anos podem se inscrever para participar

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Vila Olímpica da Mangueira iniciou na última semana a primeira turma voltada para adultos, a partir de 20 anos e idosos. As aulas são gratuitas e acontecem às terças e quintas, 9h. Elas são ministradas pela professora Guta Buarque, que começou a praticar a modalidade aos 12 anos e ajudou a implementá-la na Vila Olímpica da Mangueira, onde atua há 22 anos.

"É uma iniciativa fantástica, inclusive podermos ver pessoas que sonhavam em ser ginastas experimentarem a modalidade, mesmo que já adultas. Acredito que os equipamentos esportivos devem seguir desenvolvendo cada vez mais atividades para todos os públicos", disse o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Acostumada a trabalhar com crianças e adolescentes, a professora Guta Buarque está entusiasmada com o novo desafio e conta que é apaixonada pelas possibilidades que a ginástica pode trazer para quem pratica, independente do nível técnico e do objetivo. A novidade era um pedido antigo das mães de suas alunas.

"Elas vinham trazer as crianças, ficavam assistindo as aulas e se encantavam pela ginástica. O trabalho é diferente do realizado em relação a iniciação, mas assim que lançamos a possibilidade da turma, o interesse foi imediato", diz a professora.

A Ginástica Rítmica é uma modalidade olímpica que surgiu na década de 1920 e tem como objetivo desenvolver habilidades como ritmo, flexibilidade, concentração, equilíbrio, agilidade e expressão artística. A professora lembra que a modalidade possui características próprias, como o uso dos aparelhos arco, maça, bola, fita e corda.

"É uma proposta diferente do alongamento, do funcional, que as adultas estavam acostumadas. A ginástica rítmica possui características únicas, como o uso da sapatilha, roupa diferenciada, o porte dos aparelhos da modalidade, mas vamos trabalhando de maneira progressiva para que elas entrem nesse universo e virem ginastas", complementa Guta.

São poucas vagas e os interessados devem realizar a matrícula na secretaria da Vila, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h. Os documentos necessários são: cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, além de atestado médico na secretaria. Todos acima de 12 anos devem apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A Vila Olímpica da Mangueira fica na Rua Santos Melo 73, São Francisco Xavier.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis