Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Recuperação do asfalto

Programa 'Asfalto Liso' é iniciado no Maracanã

Serviço está sendo realizado no horário da noite para minimizar o impacto no trânsito

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio iniciou, nessa segunda (28), pelo bairro do Maracanã o programa "Asfalto Liso". Segundo a Secretaria de Conservação, as equipes começaram o serviço de fresagem e recapeamento na rua São Francisco Xavier, no trecho perto da rua Oito de Dezembro.

Os principais equipamentos utilizados nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado, a vibroacabadora, que aplica a massa, e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento.

"O prefeito Eduardo Paes trouxe de volta o Asfalto Liso para atender a uma demanda da população. É um compromisso desta gestão entregar para a cidade vias mais seguras e com melhor trafegabilidade", afirma Anna Laura.

O serviço está sendo realizado no horário das 21h às 6h para minimizar o impacto no trânsito, podendo sofrer alterações.

O Asfalto Liso na região faz parte do contrato que engloba as Áreas de Planejamento (APs) 1 e 2, que se referem à Zona Sul, Tijuca e adjacências e Centro. O serviço na AP1 e AP2 inclui, ao todo, 71 vias, totalizando 92,7 quilômetros de extensão e orçamento de cerca de R$ 148 milhões.

Passo a passo do Asfalto Liso:

1 - É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 - É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, os tampões da rede de infraestrutura são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis