Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Bom pra todos

Posto de vacinação da Uerj completa um ano de funcionamento

No período, foram mais de 85 mil imunizados contra a Covid-19

Imagem de destaque da notícia

Dia de comemorações e homenagens no posto de vacinação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que completa um ano de funcionamento nessa terça-feira (1º), no campus Maracanã. Desde então, a Uerj imunizou mais de 85 mil pessoas contra a Covid-19, efetuou cerca de 70 mil testagens, bem como realizou mais de 5,3 mil pesquisas com voluntários para verificar a eficácia das vacinas.

A campanha de imunização começou em fevereiro de 2021, primeiramente com o atendimento aos idosos pelo sistema drive-thru e logo depois com a instalação do posto para pedestres, montado ao lado da Concha Acústica Marielle Franco. "A Uerj vem vacinando a comunidade conforme o calendário da Secretaria Municipal de Saúde. Foram muitos os momentos recheados de emoção e esperança. Na faixa etária dos idosos, nós imunizamos cerca de 24 mil pessoas", lembra a pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, responsável por coordenar a vacinação na instituição, no que diz respeito à logística, infraestrutura de segurança, limpeza, apoio, manutenção e gestão de dados para o Programa Nacional de Imunização (PNII)

De acordo com o reitor Ricardo Lodi, a Uerj é a única universidade do Brasil que se organizou de forma a oferecer toda a estrutura interna para o funcionamento do ponto de vacinação, recebendo apenas as vacinas da rede municipal. "A Uerj vem fazendo esse esforço nesse momento difícil da vida da humanidade, para dar a contribuição que a população do estado do Rio de Janeiro precisa, porque a Uerj muda a vida das pessoas", afirma o reitor Ricardo Lodi.

Homenagem aos profissionais de saúde

Para marcar a data, a universidade fez uma homenagem aos profissionais de saúde que têm trabalhado diariamente para atender à comunidade. "Nesse dia, a gente agradece a essa equipe, que conta com cerca de 70 pessoas, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, pesquisadores, seguranças, pessoal de apoio e limpeza, que têm se dedicado e se empenhado continuadamente", informa Claudia Gonçalves.

Vacinação infantil

O posto de vacinação da Uerj, que já imunizou 400 crianças até o momento, permanece funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, conforme cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com isso, podem receber a primeira dose crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades e pessoas com 12 anos ou mais. No local, foi instalado um espaço de acolhimento, onde os pequenos poderão brincar, pintar e colorir enquanto aguardam o atendimento.

"Respeitar, cuidar e acolher fazem parte da nossa missão, um compromisso com a formação e o desenvolvimento global. A Uerj faz a diferença cuidando e mudando a vida das pessoas", conclui Ricardo Lodi.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis