Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Festa de São Sebastião

Prefeitura do Rio recebe imagem peregrina de São Sebastião

Peregrinação começou na última sexta na igreja dos Capuchinhos, na Tijuca


Foto: Bath Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebeu, nesta segunda (10), o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, que levou a imagem peregrina de São Sebastião, santo que é o padroeiro da cidade e dá nome ao Centro Administrativo (Cass) na Cidade Nova. A visita acontece desde 2010 e faz parte da programação da festa de São Sebastião, a ser celebrada no próximo dia 20.

Dom Orani chegou à sede da Prefeitura e, ainda na parte externa do prédio, foi recepcionado por Paes. O prefeito carregou a imagem de São Sebastião até o local em que foi realizada uma celebração em homenagem à visita.

"É uma bênção o Rio de Janeiro ter um padroeiro como São Sebastião, que é um santo forte, resiliente, lutador, perseverante. O mundo vive um momento de muita dificuldade, mas a nossa cidade está abençoada por esse padroeiro especial. Viva São Sebastião, viva o Rio de Janeiro" afirmou o prefeito.

Durante a celebração, Dom Orani Tempesta pediu a São Sebastião que interceda, principalmente, pelo fim da pandemia de Covid-19.

Sem procissão

A Trezena começou na sexta-feira passada (07), no Santuário Basílica de São Sebastião – Capuchinhos, na Tijuca. Durante 13 dias, a imagem peregrina, levada por Dom Orani, vai percorrer vários pontos da cidade.

Por causa da pandemia, a tradicional procissão pelas ruas do Centro mais uma vez não vai acontecer, para evitar aglomerações e a exposição das pessoas. De acordo com a programação da Arquidiocese do Rio, no dia 20 haverá uma carreata, que sairá da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na Zona Oeste, em direção à Catedral de São Sebastião, no Centro, onde será realizada uma missa solene.

Quem foi São Sebastião?

São Sebastião foi um leigo e soldado cristão, nascido em Milão, na Itália, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França.

Nas fileiras romanas, São Sebastião chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Denunciado por isso, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou.

Recuperado, demonstrou coragem e se apresentou novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, e o acusando de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte, em 20 de janeiro de 288.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!