Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Aposentadoria merecida

Cães da GM-Rio procuram um novo lar

Animais estão prestes a se aposentar e vivem em um canil na Mangueira

Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio
Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio

Três cães servidores do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio estão prestes a se aposentar e em busca de um novo lar. São eles o Bob, um labrador retriever preto de cinco anos; o Morfeu, um belga de malinois de quatro anos; e a Lady, uma pastora alemã de quatro anos. Os interessados em proporcionar o merecido descanso para os animais podem se candidatar diretamente no Canil da GM-Rio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1200, fundos, na Mangueira, de segunda a sexta-feira, de 09h a 14h.

Bob e Lady têm no currículo profissional diversas apresentações do Showdog. Ele é um cão ativo e sociável, já Lady é tranquila e carinhosa. E Morfeu atuava no patrulhamento, em ações de guarda e proteção, e é um cão equilibrado e fiel. Para levar os cães veteranos para casa, os interessados passam por um processo de seleção rigoroso, avaliados por guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida e querem o bem deles.
Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio

São realizadas entrevistas com os possíveis novos donos, onde são avaliadas as condições da casa e o perfil do candidato. Depois, são realizados encontros com os cães para verificar se haverá entrosamento entre os dois. Os escolhidos assinam um termo de responsabilidade e terão que dar garantias de que eles não trabalharão mais. Após esse processo, os cães são encaminhados para os novos donos.

Os cães da Guarda Municipal começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, em geral, ao completar sete anos. Após a aposentadoria, a prioridade na fila de doação é do guarda que trabalhou com o animal. Mas muitos, por já terem três, quatro, cinco cachorros de grande porte em casa, não têm condições de adotar. Depois, o processo é aberto para guardas do GCG ou de outras unidades da GM-Rio e também para cidadãos.

Canil da GM-Rio

O Grupamento de Cães de Guarda (GCG) foi criado em 24 de março de 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e apenas seis pastores alemães, sem pedigree. Hoje, o efetivo conta com 38 cães, que recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento e em ações de interação social com os cidadãos cariocas, por meio de apresentações de Showdog.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis