Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Operação Houdini II

Quadrilha que clonava cartões do Riocard é presa por policiais da delegacia de Vila Isabel

Grupo atuava desde 2020 com esquema criminoso


Foto: Divulgação/Polícia Civil

Integrantes de uma quadrilha que atuava em um esquema criminoso de clonagem de cartões de vale transporte foram presos por policiais da 20ª DP (Vila Isabel), na última quarta (29). Segundo a Polícia Civil, o serviço de inteligência da 20ª DP (Vila Isabel) já vinha monitorando o grupo há um ano e identificou que os criminosos que, anteriormente, atuavam na falsificação de cartões de passagem da Supervia mudaram o esquema e estavam clonando cartões do Riocard.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, um especialista em tecnologia era o responsável por quebrar a matriz ou chave de segurança dos cartões da SuperVia e recarregar por meio de um programa de clonagem, enquanto os integrantes do bando faziam a revenda. No mês de novembro de 2020, foi realizada a "Operação Houdini", que cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, além da prisão de quatro pessoas. O grupo faturou, aproximadamente, R$ 15 milhões por ano, aplicando o golpe contra a concessionária.

Os policiais civis, ao montarem uma nova ação, prenderam, nesta quarta (29), quatro pessoas pelos crimes contra a economia popular, porte ilegal de arma de fogo, receptação e uso de documento falso. Com o grupo, foram apreendidos duas mochilas com 75 cartões de vale transporte utilizados no golpe, certa quantia em dinheiro, três celulares e outros materiais.

A quadrilha foi levada para a 20ª DP (Vila Isabel), onde ficou à disposição do sistema prisional.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!