Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Vestibular 2022

Uerj divulga edital para o vestibular 2022, oferecendo mais de 5.700 vagas de graduação

Inscrições irão até Janeiro do ano que vem

Foto: Divulgação/UERJ
Foto: Divulgação/UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, nesta segunda (20), o edital do Vestibular 2022. Serão oferecidas 5.736 vagas em 64 cursos de graduação, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. As inscrições começam nesta sexta, 17 de dezembro, e vão até o dia 12 de janeiro, pelo site https://www.vestibular.uerj.br.

Em função do impacto da pandemia de Covid-19, mais uma vez a seleção será feita em exame único, com questões de múltipla escolha e redação. A prova está marcada para o dia 20 de março de 2022. A parte objetiva englobará 60 questões relacionadas às seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa / Literatura, Matemática e Química. O conteúdo cobrado inclui também a leitura dos livros "Uma Janela em Copacabana", de Luiz Alfredo Garcia-Roza, e "Sonetos", de Luís de Camões.

De acordo com os calendários acadêmicos definidos anteriormente pela Universidade, as aulas do primeiro semestre terão início em 13 de junho. Já os candidatos classificados para o segundo semestre vão começar o curso em 19 de outubro.

Sistema de reserva de vagas

Candidatos que vivem em condição de carência socioeconômica podem concorrer à reserva de vagas do vestibular. Para atender a esse requisito, a renda per capita (por pessoa da família) mensal bruta deve ser igual ou inferior a R$1.650,00. As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;
  • 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino;
  • 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço.

O estudante que ingressa na Universidade pelo sistema de cotas recebe a Bolsa-permanência, atualmente no valor de R$ 550,00, até o tempo máximo de integralização curricular previsto para cada curso. O intuito é garantir a frequência nas disciplinas e atividades por meio dessa ajuda de custo.

A Uerj foi pioneira no sistema de reserva de vagas, possibilitando que jovens de camadas sociais mais desfavorecidas pudessem cursar o ensino superior. Implantado na gestão da reitora Nilcea Freire, o sistema segue se aperfeiçoando ao longo dos anos, tornando a Uerj a universidade mais inclusiva do país.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis