Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mutirão

Governo do Estado lança programa com 100 mil castrações no Rio de Janeiro

Iniciativa vai ajudar no controle populacional de animais abandonados. Colônia no Maracanã será a primeira beneficiada


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, lançou, nesta segunda-feira, o programa RJPET 100.000 Castrações. Em uma ação inédita, o Estado vai castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas. Em todo o Rio de Janeiro serão 100 mil animais castrados até o fim de 2022.

"Por muito tempo as vozes das ONGs e dos defensores dos animais não eram ouvidas, mas estamos em um novo caminho. Temos a obrigação de defender os animais. Essa é uma causa de saúde publica, que também envolve pessoas muito apaixonadas. O programa de 100.000 castrações vai diminuir muito a quantidade de animais abandonados", disse o governador Cláudio Castro.

A iniciativa será essencial para reduzir o número de animais abandonados, ao diminuir nascimentos não planejados e controlar o número de zoonoses. O protetor independente terá que comprovar sua atividade, podendo castrar até oito animais por mês nas clínicas credenciadas. Pessoas físicas podem castrar apenas um animal nesse mesmo período. O número de castrações realizadas por ONGs varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto.

"Estamos implantando uma importante política de proteção animal. Fizemos um evento-teste e já conseguimos castrar 3 mil animais. Já temos licitadas cerca de 62 mil castrações em clínicas privadas e vamos chegar aos 100 mil até 2022", contou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

A primeira colônia a ter animais castrados será a do Maracanã. Atualmente, mais de 200 gatos vivem lá, abandonados, e contam com protetores assíduos. Alguns cuidam dos bichos que vivem na região há quase 30 anos.

"Aqui no Maracanã contamos com uma rede de apoio de 15 protetores fixos, além de alguns voluntários. Nós passamos horas do dia cuidando dos animais. Eu mesma já abriguei e encaminhei para adoção mais de cem gatos que rodeavam o estádio. A castração vai ser ótima para fazer esse controle populacional, impedindo que tantos bichinhos fiquem abandonados", ressaltou Nirinha Oliveira, protetora de animais que trabalha no Maracanã.

Para participar, basta fazer o cadastro através do email: rjpet@agricultura.rj.gov.br

Lista de documentos necessários:

- Documento de identidade com foto
- Comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro
- Documentos que comprovem a prática de protetor
- Declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado
- Dados completos do local de acolhimento dos animais
- Telefone e email

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!