Morre o autor de novelas Gilberto Braga

Novelista estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana

Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

O autor de novelas Gilberto Braga morreu, aos 75 anos, na noite dessa ter√ßa (26), após ter uma septicemia. Gilberto estava internado desde sexta (22), no Hospital Copa Star, em Copacabana, e passou por uma cirurgia na coluna, uma no cora√ß√£o e uma hidrocefalia. O autor teve uma piora no quadro e teve uma infec√ß√£o generalizada.

Gilberto Tumscitz Braga, conhecido como "Gilberto Braga", nasceu no dia 1 de novembro de 1945, fez faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e um colunista crítico de teatro e cinema do jornal O Globo. O autor iniciou a sua trajetória como novelista, na década de 1973, em dois casos especiais: As Praias Desertas e Feliz na Ilus√£o.

O roteirista de novelas também participou da cria√ß√£o de novelas como "Dancin' Days" (1978) "Corpo a Corpo" (1984), "Vale Tudo" (1988), "Rainha da Sucata" (1990), participando em colabora√ß√£o, e "O Dono do Mundo" (1991). Ele escreveu também as minisséries "Anos Dourados" (1986) e "Anos Rebeldes" (1992).

O novelista foi indicado ao Emmy Internacional de melhor telenovela por "Paraíso Tropical" (2008). A última novela produzida pelo autor na TV Globo foi "Babilônia" (2015).