Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Nova Cesgranrio

Fundação Cesgranrio inaugura sua nova sede no Rio Comprido

Evento contou com a participação de lideranças do bairro, autoridades e artistas

Foto: Leonardo Pimenta
Foto: Leonardo Pimenta
A Fundação Cesgranrio inaugurou, na tarde desta quinta (14), sua nova sede na av. Paulo de Frontin, no Rio Comprido. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da instituição, Carlos Serpa, com o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, com o secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, com o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, o secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, os deputados estaduais, Carlos Minc e Márcio Pacheco, a bailarina Ana Botafogo, a presidente da ONG Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo, entre outros convidados representantes da área da Educação. O presidente da instituição, Carlos Serpa, iniciou a solenidade, relatando a importância do novo prédio para a instituição, das inovações tecnológicas e do novo sistema de avaliação do Enem online, que será acompanhado em tempo real no local.

"A Fundação realiza as maiores avaliações do país, a começar pelo Enem, que envolve 5 milhões de jovens participantes e que, nesse ano, com a pandemia caiu um pouco para 3 milhões. O SAEB tem cerca de 6,8 milhões de alunos e o Enade tem, nesse ano, 500 mil participantes. Agora começamos, inclusive se faz necessária, e aqui dentro estamos construindo o Enem digital. Como nós vemos nos outros países, todas as provas estão realizadas digitalmente. É por isso que ainda estamos montando tudo aqui. Só uma parte para vocês terem ideia, temos uma maravilhosa área de tecnologia que estamos criando para realizar o maior concurso público do Brasil de todos os tempos. Com tudo isso, meus amigos, temos em nossa frente um desafio, que é fazermos alguma coisa por esse país com tudo o que aprendemos ao longo de 50 anos de vida. Nós estamos tecnologicamente à frente do nosso tempo e, visando assim a um futuro próximo, temos esse prédio à disposição com seis andares, oito mil metros quadrados, equipado com a tecnologia moderna, e para atender às nossas necessidades. Nós adquirimos esse prédio com a urgência de suprir as necessidades de expansão da nossa sede, de modo a permitir a unificação de toda a nossa linha de produção de recebimento e abertura de malotes e provas", disse o presidente da Cesgranrio, Carlos Serpa.

O arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta, durante a cerimônia, abençoou o espaço de trabalho que possui uma imagem de Nossa Senhora. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a sala de reuniões, onde será acompanhada a realização do Enem digital e a sala informatizada, que fará a apuração dos resultados.

"Creio que, para o bairro inteiro, entidades que progridem e crescem sempre é uma esperança de melhoria. Eu creio que essa oportunidade de inauguração do prédio da Cesgranrio, com atividades e serviços até para as pessoas, é uma esperança de poder dinamizar ainda mais o bairro, é continuar crescendo e olhar o futuro com confiança", disse o arcebispo da cidade Dom Orani Tempesta.

Fundação Cesgranrio pretende revitalizar o bairro do Rio Comprido

Foto: Leonardo Pimenta

A Fundação Cesgranrio anunciou recentemente um projeto em parceria com a Prefeitura do Rio e outras empresas do bairro de revitalização do Elevado Paulo de Frontin no Rio Comprido. O projeto Underline Carioca de autoria do engenheiro Jorge Delmas prevê a construção de um parque urbano sob o viaduto com uma ciclovia, restaurantes, áreas de convivência e painéis com exibição de artistas da localidade inspirados na High Line Park em Nova York. A primeira fase do projeto será realizada entre o túnel Rebouças e a praça do Rio Comprido. A Colmea, que é um coletivo de moradores do bairro, vem acompanhando a tramitação do projeto na Prefeitura do Rio e apoiando a Fundação Cesgranrio na realização do projeto no bairro. A bailarina Ana Botafogo, presente no evento, achou muito positiva a proposta da Fundação Cesgranrio de revitalização do elevado Paulo de Frontin no Rio Comprido.

"A Cesgranrio está sempre inovando e ter um centro tecnológico operacional não só abre espaço, onde a fundação já existe, como centraliza a parte tecnológica em um espaço importante para a cidade e para o Brasil, inclusive a fundação está sempre preocupada em urbanizar a região, e o professor Serpa tem essa ideia maravilhosa de fazer uma reurbanização do Rio Comprido com centros culturais, uma parte de gastronomia e, se Deus quiser, isso vai dar certo. Aí vai poder unir este lado com o lado de lá, onde a fundação já tem um espaço com teatros e os seus espaços".

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis