Currículo: 5 dicas para candidatos melhorar e impressionar os recrutadores

Especialista alerta para determinadas situa√ß√Ķes na hora de criar sua apresenta√ß√£o

Currículo: 5 dicas para candidatos melhorar e impressionar os recrutadores

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 14,8 milh√Ķes de brasileiros est√£o buscando por uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Portanto, quem busca por uma recoloca√ß√£o no mercado ou por novas oportunidades de emprego precisa ficar atento na hora de elaborar um bom currículo para ter maiores chances de impressionar os recrutadores.

Para Richard Vasconcelos, especialista em educa√ß√£o e Recursos Humanos h√° mais de 15 anos, hoje vale mais a pena concentrar tempo e energia nos processos que fazem sentido para a sua carreira profissional do que apostar no envio do currículo em massa. "N√£o adianta panfletar CV para qualquer vaga, isso reduz a chance de ser lido porque os departamentos de RH j√° recebem muitos com esse perfil. A lógica do candidato deve ser igual a um sniper, focando nas oportunidades mais alinhadas com os seus objetivos. O processo seletivo n√£o é medido pela quantidade de n√£os, mas pelo único sim recebido", argumenta.

Visando auxiliar os candidatos interessados em uma recoloca√ß√£o no mercado de trabalho, o especialista elencou algumas dicas essenciais para fazer um bom currículo e, com isso, aumentar as suas chances de contrata√ß√£o. Confira:

Ordem das informa√ß√Ķes

Primeiramente, fa√ßa uma breve carta de apresenta√ß√£o mostrando um pouco sobre voc√™ e os objetivos profissionais. Depois, insira o histórico profissional, seguido pela forma√ß√£o acad√™mica e outros cursos e/ou idiomas. Em seguida, inclua qualquer outra informa√ß√£o pertinente. Essa lógica é a mais ideal porque o RH quer primeiro compreender quem voc√™ é e qual sua experi√™ncia. Isso precisa ser bem f√°cil de ser visualizado e entendido. "Vale ressaltar que currículos com design podem chamar um pouco mais de aten√ß√£o, mas na pr√°tica ninguém é escolhido por conta disso. O mais importante é fazer um documento claro e objetivo", acrescenta Vasconcelos.

Uso de palavras chaves

O envio de currículo personalizado aumenta consideravelmente a chance dele ser lido pelos recrutadores. Como afirmado anteriormente, o RH recebe centenas de currículos por dia, ent√£o voc√™ precisa pensar como o RH. Se a vaga tem algumas características e pré-requisitos, é importante personalizar o currículo com as palavras chave que est√£o sendo solicitadas.

Tamanho e tipo de arquivo

O mais recomendado é enviar os CVS em PDF pelo fato de n√£o ser edit√°vel e passar também uma imagem mais profissional. Em rela√ß√£o ao tamanho, é ideal que todas as informa√ß√Ķes estejam disponíveis em uma p√°gina - no m√°ximo duas. "Mais do que isso é sinal de que o currículo n√£o é objetivo e, portanto, tem boas chances de n√£o atrair os recrutadores", avalia o CEO da Leo Learning.

Insira as redes sociais no documento

N√£o se enganem, as empresas querem conhecer o perfil dos candidatos pelas redes sociais. Quanto mais f√°cil e transparente voc√™ for, melhor. A pessoa pode n√£o querer que a companhia lhe ache ou até mesmo fechar o perfil, mas precisa saber que o mundo hoje é aberto. Elas v√£o procurar e, portanto, é importante ter um perfil apresent√°vel para os RHs.

Busque informa√ß√Ķes sobre a companhia

Pesquise muito sobre a empresa em que tem interesse em trabalhar. Se voc√™ consegue identificar os valores e personalizar essas informa√ß√Ķes no seu currículo, ser√° bem visto. Também, busque entender melhor a demanda da empresa para que consiga se preparar para uma futura entrevista.

Dica extra

Outra a√ß√£o solicitada por algumas companhias é o envio de um vídeo currículo. Elas t√™m tomado essa iniciativa como uma forma de filtrar rapidamente quem realmente possui interesse pela oportunidade. Quando solicitado, prepare um vídeo de 2 minutos falando um pouco sobre voc√™, objetivos profissionais e os motivos que levaram a se candidatar pela oportunidade. "No caso n√£o h√° import√Ęncia se o candidato ler um papel durante o vídeo, afinal o papel do RH n√£o é julgar sua capacidade artística, mas a capacidade de comunica√ß√£o e a clareza das ideias", conclui Richard Vasconcelos.