Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Sem solução

Moradores reclamam de tachões colocados na esquina da morte em Vila Isabel

CET-RIO realizou obra paliativa durante a madrugada e novo acidente ocorreu

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Moradores e comerciantes da rua Luis Barbosa estão preocupados com o novo trecho bloqueado com sinalização e tachões na esquina da morte em Vila Isabel. Segundo moradores, a CET-RIO, durante a madrugada desta quarta (29), implantou uma nova faixa de sinalização com placas e colocou vários tachões para tentar impedir os acidentes constantes no local. A ideia, de acordo com os motoristas, foi péssima e já causou acidentes.

"Estava ingressando na rua Teodoro da Silva e fizeram essa faixa branca escorregadia, quando fui fazer a curva devagar a bicicleta derrapou e o carro passou do meu lado. Pegou na bicicleta, mas ficou tudo bem. Eu me ralei um pouquinho e rasguei a calça", disse um funcionário dos Correios.

Os acidentes envolvendo a mudança no sinal de trânsito das ruas Luis Barbosa e Teodoro da Silva já ocorrem há três anos, quando mudaram o semáforo, que fica próximo à entrada do Boulevard Shopping Rio, para depois da rua Luis Barbosa. A proposta da Prefeitura do Rio era melhorar o trânsito no local e atender aos pedestres do Boulevard 28 de Setembro. Após a mudança do sinal de trânsito, vários acidentes ocorreram no entroncamento, envolvendo veículos e pedestres, e portadores de necessidades especiais ficaram sem acessibilidade para atravessar. Os moradores e comerciantes já solicitaram, várias vezes, à Coordenação de Tráfego da CET-RIO em Vila Isabel o retorno do sinal para próximo do shopping, o que vem sendo recusado por representantes do órgão.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a CET-RIO, para que se pronunciasse sobre o novo acidente e sobre a implantação da nova sinalização.

A CET-RIO respondeu em nota que "realizou a análise técnica das condições de fluidez e segurança do entroncamento das ruas Teodoro da Silva e Luis Barbosa, em Vila Isabel. A partir desta análise, foi elaborado um projeto de sinalização horizontal e vertical com o objetivo de disciplinar os fluxos veiculares, incentivar a diminuição da velocidade e promover melhores condições de segurança para os pedestres.

Nesta data, iniciamos a implantação dessas melhorias, que foram:

1 - Sinalização com linhas contínuas definindo o correto e seguro fluxo veicular na rua Teodoro da Silva;

2 - Implantação de marca de canalização viária na rua Luis Barbosa, que permite a conversão de apenas um veículo por vez, contribuindo assim para a diminuição da velocidade na execução da manobra de acesso e contribuindo para a segurança viária;

3 - Implantação de marca de canalização de 0.80m ao longo do meio fio, em frente à travessia semaforizada, de forma a proporcionar uma área de segurança para os pedestres, entre o passeio e a faixa do BRS;

4 - Implantação de balizadores refletivos nesta área, para chamar a atenção dos motoristas;

5 - Implantação de sinalização vertical de advertência, para incentivar a redução de velocidade dos veículos e informar que o acesso à rua Luis Barbosa deverá ser feito por apenas um veículo por vez.

Conforme vistorias de campo realizadas nesta manhã, já pudemos perceber melhores condições de ordenamento dos fluxos veiculares, diminuição de conflitos e, principalmente, a diminuição de velocidade dos veículos que acessam a rua Luis Barbosa".

Apesar da nota CET-RIO, o órgão não se pronunciou sobre quais medidas serão tomadas para facilitar a travessia de idosos e portadores de necessidades especiais.



Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis