Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mais um pra conta

Carro colide com sinal no 'cruzamento da morte' em Vila Isabel

Moradores pedem a volta do semáforo para o local original

Foto: Leitor
Foto: Leitor

Um motorista colidiu gravemente com seu veículo em um poste, na madrugada desta quinta (16), no cruzamento da rua Teodoro da Silva com a rua Luís Barbosa, em Vila Isabel. Segundo moradores, o condutor estava andando em alta velocidade com seu automóvel pela rua Teodoro da Silva, quando subiu pela calçada na altura da rua Luís Barbosa e bateu com o carro em um sinal de trânsito. O veículo ficou com a parte da frente danificada, e o motorista teve ferimentos leves.

O local conhecido como "Cruzamento da morte" vem registrando vários acidentes desde 2017, quando o sinal que ficava próximo ao Shopping Boulevard Rio foi transferido para depois da rua Luís Barbosa para facilitar o escoamento do trânsito. De acordo com os pedestres, com a mudança no sinal de trânsito, os motoristas entram com os veículos em alta velocidade na rua Luís Barbosa e causam vários acidentes e atropelamentos.

No mês junho desse ano, foram registrados outros quatro casos de acidentes no local noticiados pela nossa redação. No mais grave, o motorista subiu com o carro em cima da calçada e quase entrou com o veículo em uma farmácia.

"A mudança desse sinal para mais à frente é um perigo para os pedestres e motoristas. Desde que houve a mudança, já tivemos uma morte, diversos atropelamentos e várias colisões aqui nesse cruzamento. Nosso medo é que aconteça uma grande fatalidade e aí vão tomar uma providência", disse um morador.

Além disso, portadores de necessidades especiais e idosos vêm encontrando dificuldades para chegar ao novo sinal que foi instalado em um local muito inclinado.

As inúmeras ocorrências de acidentes e a dificuldade de mobilidade para portadores de necessidades especiais e idosos motivaram um grupo formado por moradores e comerciantes a realizar um abaixo assinado.

O grupo também conversou com a Subprefeitura da Grande Tijuca, com a Gerente Executiva Local de Vila Isabel e até com a Coordenação de Tráfego da CET-RIO em Vila Isabel para tentar resolver a situação, porém não existe um entendimento.

A Coordenação de Tráfego da CET-RIO em Vila Isabel argumenta que a mudança no sinal foi correta e se baseia nos dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros e em laudos técnicos próprios para manter o semáforo no local. Já os moradores argumentam que, após a implantação do sinal, houve um grande aumento ao longo dos anos no número de acidentes e que, nessa pesquisa, os números de registro de acidentes de trânsito, realizados através do Boletim de Registro de Acidente de Trânsito sem Vítima, o BRAT, da PMERJ, para pequenas colisões, não são usados no estudo de reavaliação do semáforo.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a CET-RIO para que o órgão se pronunciasse sobre a mudança do semáforo e sobre os acidentes que vêm ocorrendo no local.

A CET-RIO informou em nota que "o semáforo localizado na Rua Teodoro da Silva com a Rua Luis Barbosa foi trocado de lugar no início de 2018 para atender à linha de desejo de mais de 80% dos pedestres, que são provenientes do Boulevard 28 de setembro e, com a alteração, somente precisam realizar a travessia de um sinal para chegar ao Shopping Boulevard Rio.

Também foi contemplada a questão da fluidez, pois grande parcela dos veículos em circulação naquele trecho da Rua Teodoro da Silva acessam à Rua Luiz Barbosa e, com a mudança, houve uma melhora significativa na fluidez veicular.

A CET-Rio executará a implantação de projeto de sinalização gráfica vertical e horizontal no citado trecho, de forma a proporcionar o incentivo à de diminuição de velocidade dos veículos e disciplinar os movimentos veiculares na referida interseção, de forma a promover a orientação, a segurança viária e o bem-estar da população".

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis