PRODERJ instala nova estrutura de processamento na UERJ

Mudança faz parte da modernização do parque computacional do Estado

Foto: Divulgação/Governo do RJ

Foto: Divulgação/Governo do RJ

O Centro de Tecnologia de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) terminou de instalar, neste domingo (29), uma nova estrutura de processamento de dados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Maracan√£. Segundo o PRODERJ, foram transportados para o novo espa√ßo, equipamentos de grande porte (mainframe), onde est√£o hospedados os sistemas de gest√£o pública, como o da folha de pagamento e o de √°reas estratégicas como Seguran√ßa e Defesa Civil.

"Gostaria de agradecer o empenho e a dedica√ß√£o de todos os servidores do Proderj envolvidos nessa a√ß√£o. Foi um processo de movimenta√ß√£o de alta complexidade e que contou com um planejamento minucioso. É uma grande conquista, pois agora estamos em um novo local que pertence ao Estado do Rio, o que trar√° economicidade aos cofres estaduais. Considero esse mais um grande passo de um amplo processo de moderniza√ß√£o da infraestrutura tecnológica do Estado que estamos realizando. Na Uerj, funcionar√° nosso espa√ßo de conting√™ncia e, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o data center da autarquia, onde conseguiremos realizar a ativa√ß√£o completa dos equipamentos do legado olímpico. Hoje, no local, j√° est√£o hospedados sistemas fundamentais como a matrícula informatizada, o PROEIS e o SuperaRJ" disse o presidente, Mauro Farias.

A movimentação dos equipamentos para o novo espaço faz parte do processo de modernização do parque computacional do Estado e foi realizada durante toda a semana. No processo de mudança, foram utilizados meios de transporte especializados, para assim garantir a integridade e a segurança das máquinas.