6º BPM inaugura cabine do programa Bairro Seguro na Praça da Bandeira

Policiamento era um pedido antigo dos moradores do bairro

6º BPM inaugura cabine do programa Bairro Seguro na Praça da Bandeira

O 6º Batalhão de Polícia Militar inaugurou, na noite dessa quinta (26), a nova cabine do programa Bairro Seguro na Praça da Bandeira. Segundo a Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Bandeira, a proposta de reabertura da cabine era uma reivindicação antiga de moradores e comerciantes do bairro, e a proposta de ampliação do programa para o bairro teve a participação do deputado estadual Alexandre Knoploch e do comando do 6º BPM.

"Isso começou com um grupo de moradores da travessa Dr. Araújo, da travessa da Soledade e da rua Barão de Iguatemi que queriam fazer uma associação naquela região. O movimento foi crescendo e então nos dispomos a fazer no bairro inteiro. Desde então, uma das nossas reivindicações seria a reabertura da cabine e, com a implantação do programa Bairro Seguro pelo governo estadual em outros, começamos a buscar junto às autoridades quem poderia nos ajudar. Nós buscamos vários deputados na ALERJ, e o deputado Knoploch se dispôs a nos ajudar a estender o programa para cá. Além disso, nós fomos conhecer o comandante do 6º BPM Eduardo Costa, que gostou da ideia do programa e encampou a obra estrutural da cabine. Nós também conseguimos, junto aos condomínios, doações para dar o mínimo de conforto para que os policiais possam estar dentro da cabine", disse o presidente da Associação da Praça da Bandeira, Mauro Sérgio.

O evento contou com a presença do comandante do 6º BPM, Eduardo Costa, do presidente da Associação de Moradores e Amigos da Praça da Bandeira, Mauro Sérgio, do deputado estadual Alexandre Knoploch, do deputado estadual Rodrigo Amorim, do vereador Rogério Amorim, do vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança da 6ª AISP, João Brito, do inspetor Renato da 18ª DP (Praça da Bandeira) e também dos moradores e comerciantes do bairro. Durante a solenidade, o comandante Eduardo Costa ressaltou a importância do programa e de todas as medidas para a melhoria da segurança pública do bairro.

"O bairro era atendido apenas por algumas viaturas. Hoje com o programa Bairro Seguro, passamos de duas para cinco viaturas só pra cá. Assim, mais que dobramos o policiamento, e é visível nas ruas. Nós instalamos também um sistema de monitoramento, onde é possível vocês integrarem as câmeras de segurança dos seus imóveis ao batalhão e, assim, melhorar sensivelmente a segurança na região. O monitoramento das placas dos veículos é projeto que também está em andamento, além do Whatsapp, que é coordenado pelo Tenente Lopes, responsável pelo projeto", disse o comandante Eduardo Costa.

A cabine que fica no cruzamento da rua Mariz e Barros e av. Radial Oeste estava fechada há alguns anos. De acordo com o 6º BPM, o programa tem um serviço 24h; as equipes irão circular pelo bairro e farão revezamento em horários específicos no local onde está a base.

"O bairro Seguro é uma conquista dos moradores da Praça da Bandeira. Era uma área do 6º BPM que ficou esquecida e que não tem o programa Segurança Presente. Então, eles batalharam por isso, e fomos os interlocutores junto ao Governo do Estado. Então, eu gostaria de parabenizar os moradores da Praça da Bandeira e a Polícia Militar por estarem realizando esse trabalho tão bonito na região", disse o deputado Alexandre Knoploch.