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433 e 432 em risco

Transportes Vila Isabel pede recuperação judicial para continuar funcionando

Ônibus da empresa estão em péssimo estado de conservação

Foto: Leonardo Pimenta
Foto: Leonardo Pimenta

A empresa Transportes Vila Isabel do consórcio Intersul solicitou, nesta segunda (12), recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a empresa que opera as linhas 432, 433 e 439 na região da Grande Tijuca, a pandemia da covid-19 influenciou drasticamente na queda do número de usuários e, consequentemente, causou uma crise financeira na empresa. Nossa redação vem noticiando os problemas enfrentados pelos usuários das linhas 432, 433 e 439, que reclamam que os ônibus estão em péssimas condições, ou seja, com bancos quebrados, sujos, sem campainha e com aparelhos de ar-condicionado quebrados.

Na penúltima terça (29), um carro que fazia o trajeto da linha 433 teve um princípio de incêndio, após o pneu do veículo pegar fogo. No fim do ano passado, outro carro da linha pegou fogo quando chegava ao ponto final. Alguns motoristas também reclamam de atrasos no pagamento dos salários e benefícios.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Rio Ônibus e com a Secretaria Municipal de Transportes para que se pronunciasse sobre a recuperação judicial da empresa e os problemas dos carros da frota.

A Rio Ônibus respondeu em nota que "o setor enfrenta crise desde 2015, agravada pela pandemia, quando perdeu 50% do volume de passageiros pagantes. Desde então, o Rio Ônibus vem comunicando a Secretaria Municipal de Transportes sobre a urgente necessidade de suporte financeiro, para que a população não sofra com a diminuição de linhas e de veículos nas ruas. O déficit de arrecadação, só na cidade do Rio, já chega a R$1,5 bilhão".

Já a Secretaria Municipal de Transportes informou em nota "que vai enviar uma equipe de fiscalização para uma vistoria na garagem das linhas citadas. Salientamos que, quando verificada má conservação, o consórcio é autuado e o veículo, dependendo do estado, pode ser lacrado.É importante reforçar que qualquer pessoa pode denunciar a má prestação do serviço para a Prefeitura por meio da Central de Atendimento 1746. Este registro é importante para que as denúncias sejam tratadas de forma administrativa, possibilitando soluções mais ágeis e inclusão nas estatísticas da Prefeitura para fins de planejamento".


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