Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Cerco apertado

Polícia e Prefeitura realizam grande operação em ferros-velhos da Grande Tijuca

Um deles já foi interditado por diversas irregularidades. Ação visa coibir receptação de metais furtados na região

Imagem de destaque da notícia

Na manhã desta quinta-feira (1/7), cerca de 11 ferros-velhos foram alvos de mandados de busca e apreensão em uma operação conjunta da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Subprefeitura da Grande Tijuca e da Secretaria de Ordem Pública (SEOP). Policiais militares do 6ºBPM (Tijuca), agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), policiais civis da 18ªDP (Praça da Bandeira), 19ªDP (Tijuca), 20ªDP (Vila Isabel) e 25ªDP (Engenho Novo) e funcionários da Comlurb e Light participaram também da ação.

Intitulada "Operação Sucata", a ação visa verificar a procedência dos materiais comprados pelos ferros-velhos como cabos, fios e demais materiais de metal que vem sendo furtados na região.

Nesta manhã, dois estabelecimentos na Rua São Francisco Xavier foram fiscalizados. Um deles já foi interditado. Nele, ligações clandestinas de água e luz e uma tampa de bueiro receptada irregularmente. oram encontrados no local bueiros, portões e cabeamento de telefonia, o dono do estabelecimento, Luiz Felipe Pereira Martins, de 40 anos, foi preso em flagrante por receptação qualificada. Todo o material ainda será periciado.

De acordo com o subprefeito da Grande Tijuca Wagner Coe, a Operação Sucata é extremamente importante para inibir a ação dos meliantes na região.

"As ações começaram hoje e já fechamos dois ferros-velhos na região da Mangueira. Estes furtos causam danos terríveis à população, que fica sem energia, sem telefonia, sem internet, sem sinal de trânsito e vulnerável a roubos. A Operação visa justamente inibir a prática desses delitos e a ação dos infratores, agindo no cerne do problema para impedir o comércio ilegal, que ocorre dentro desses ferros-velhos, afirmou Wagner Coe.

Segundo às investigações realizadas pela 19ª Delegacia de polícia da Tijuca, há pelo menos 11 ferros-velhos envolvidos no esquema, os mandados de busca e apreensão já estão sendo cumpridos por bairros da Grande Tijuca e da Zona Norte do Rio.

"Nós sabemos que a cidade vem sendo atacada de várias formas. Sendo saqueada de várias formas. A ideia realmente é combater esses estabelecimentos que comercializam esses produtos desviados de logradouros públicos, de fiações. E a ideia de hoje é um projeto-piloto em que várias instituições foram convocadas para que cada uma, dentro de sua atribuição, pudesse exercer a fiscalização e constatar irregularidades, afirmou o delegado Gabriel Ferrando, da 19ª DP (Tijuca).

Há ainda suspeita e indícios, segundo os investigadores, de que os cabos pudessem estar sendo queimados no local para retirada dos fios de cobre. O proprietário preso em flagrante negou que fossem produtos roubados, mas a prefeitura já reconheceu que as tampas de bueiros são bens públicos e a equipe da Comlurb já recolheu o material.

No ferro-velho da avenida Radial Oeste, a Secretaria de Ordem Pública não encontrou o alvará de funcionamento.

"Esse estabelecimento não possui autorização para funcionar. Já identificamos de forma preliminar a subtração de água e de luz, além de produtos que pertencem, preliminarmente, em tese, à Light, como cabos, e também bueiros de via pública, afirmou o secretário Breno Carnevale, da SEOP.

Durante a operação alvarás de funcionamento estão sendo inspecionados e todos os materiais encontrados nos locais, como carcaças, capotarias e peças metálicas serão analisados.



Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis